terça-feira, 30 de março de 2010

TORNEIO INTER-REGIÕES - MEALHADA - 2010

Terminou este fim de semana o 34.º Torneio Inter-Regiões organizado pela AP Aveiro, e disputado no Pavilhão Municipal da Mealhada, com a Selecção Ribatejana a terminar na 5.º posição da tabela classificativa.
Integrada no grupo C, considerado o mais equilibrado, a prestação da nossa Selecção foi meritória, tendo perdido com o Minho logo na 1.ª jornada por 4-2 num jogo muito movimentado onde o factor sorte esteve decididamente do lado Minhoto. Esta Selecção com ambições para vencer esta prova, recorde-se que eram eles os Campeões da prova anterior realizada no Entroncamento, teve que se empenhar a fundo para vencer a nossa equipa que mostrou dentro de ringue argumentos para se bater de igual para igual com as melhores equipas desta prova.
No segundo encontro realizado ao fim da manhã de 6.ª Feira teve como opositor a Selecção de Coimbra, com o resultado final a ser favorável ao Ribatejanos por 7-1. Encontro quase com um só sentido, em que a equipa de Ricardo Cardoso teve que se aplicar a fundo para entrar na serrada defensiva Coimbrã. Só no segundo tempo é que a nossa equipa conseguiu furar a barreira defensiva do seu adversário consolidando então o resultado que se verificou no final da contenda.
Com o segundo lugar garantido, a equipa do Ribatejo enfrentou no mesmo dia a grande favorita da prova, a poderosa Selecção Lisboeta, e foi impotente para contrariar o maior caudal ofensivo dos Lisboetas. Com as pernas a pesarem fruto do jogo da manhã, o discernimento dos jovens Ribatejanos foi diminuindo ao longo do jogo, com o segundo tempo a ditar o resultado final. Derrota esperada mas com números exagerados para as cores do Ribatejo.
No Sábado em jogo que decidia o apuramento para o 5.º lugar calhou-nos em sorte a Selecção da casa, Aveiro, também ela, uma das mais fortes Selecções deste Torneio.
Foi um jogo electrizante, jogado com a alta velocidade e onde as oportunidades de golo foram repartidas. O Ribatejo vencia 3-1 um minuto do fim mas a pressão da equipa de Aveiro e decisões duvidosas do árbitro da partida, fizeram que Aveiro empatasse a menos de 10 segundos do fim do jogo. Com o resultado a não se alterar durante o prolongamento, seria nas grandes penalidades que o Ribatejo daria a estucada final no jogo. David Costa, Pedro Martins e João Vaz, punham fim a um jogo, que terá sido um dos mais espectaculares deste Torneio. Vitória por 6-4 com o 5.º lugar à sua mercê.
No Domingo no jogo que decidia o 5.º e 6.º lugares, a equipa Ribatejana defrontou a Selecção Madeirense, uma das surpresas pela positiva nesta prova, e não teve dificuldades em golear a formação insular, por 9-0, mostrando que esta equipa só não foi mais longe porque o sortilégio do Sorteio foi de certa forma madrasta para as cores Ribatejanas.
Em resumo, prestação deveras positiva desta equipa orientada por Ricardo Cardoso e Manuel Vitorino, que na Mealhada, mostraram que no Ribatejo se trabalha muito e com qualidade.
Relativamente ao Grupo de trabalho que representou as cores do Ribatejo, o OKJUVTOMAR, não quer deixar passar de enaltecer a camaradagem o respeito e acima de tudo a alegria destes pequenos grandes jogadores.
No que diz respeito aos atletas do Sporting de Tomar, só uma palavra: ESPECTACULARES.
Mariana Jesus, a única jogadora de campo feminina nesta prova, passeou em determinados momentos a sua classe, e pese embora uma lesão contraída logo no primeiro jogo, sacrificou-se pela equipa dando um exemplo de como a união deste grupo era enorme.
Edgar Costa, talvez o mais sóbrio dos nossos atletas, deu tudo dentro do campo, pondo sempre o colectivo acima de tudo o resto.
David Costa, o nosso “Liedson”, foi só o melhor marcador da prova, a par de Álvaro Morais, jogador da Selecção Campeã, o Porto, e isso diz tudo da categoria individual deste jovem atleta que na Mealhada deixou cartel.
Pedro Martins o capitão e o “El Comandante” desta Selecção, foi o esteio defensivo da equipa, mostrando sempre muita serenidade no seu jogo, sendo ele o maior municiador do jogo ofensivo Ribatejano.
Prova do que de bom temos aqui no Sporting, o OKJUVTOMAR, pode adiantar que David Costa e Pedro Martins fruto das exibições que fizeram neste Torneio tiveram como prémio terem ficado entre os dez melhores atletas do Torneio. Parabéns a eles, mas também a todos os seus colegas que também eles contribuíram para que estes dois jogadores leoninos tivessem a prestação que obtiveram na Mealhada.

 

1 comentário:

Eduardo disse...

Parabéns a todos os atletas seleccionados para enfrentar este evento, que, independentemente do seu clube de origem mostraram com humildade tudo o que aprenderam até à data dignificando desta forma o hóquei praticado no Ribatejo. Um bem haja a todos!