segunda-feira, 22 de março de 2010

ESCOLARES

SC TOMAR "A" - 37 / CALDAS - 0

Vitória esclarecedora com um resultado invulgar, num jogo sem história, ou melhor, com uma história para contar.
Sem por em causa a voluntariedade dos Clubes em porem os seus atletas a jogar, mesmo que estes estejam ainda numa fase embrionária na modalidade, o que se assistiu em Tomar, deve ser para meditar, sobre o que deve ser mais importante, se jogar primeiro e aprender depois, ou aprender primeiro e jogar depois.
No final do jogo havia algum desalento no seio de pessoas ligadas à equipa leonina pelo facto de terem assitido a uma partida em que a maioria dos atletas do Caldas tinham grandes dificuldades no dominio do patim, e pese o facto da vontade deles em darem o seu melhor ser do tamanho do mundo, naturalmente que as diferenças entre os elementos das duas equipas foi demasiado gritante. O técnico leonino procurou por todos os meios evitar que o descalabro ainda fosse maior, mas há coisas que fogem de todo do nossos controlo. 
Para bem da modalidade e em especial para bem destes jovens jogadores, há que repensar a forma como se deve lidar com estas situações, pois o desalento está ao virar da esquina, para estes atletas se insistirem em que eles disputem jogos frente a equipas com uma cultura de hóquei já medianamente assimilada e com uma aprendizagem sobre os patins numa fase já muito adiantada em relação a eles. 
Naturalmente que não se deve retirar aos miúdos a vontade de jogar, mas tem que se ponderar muito bem o timing certo para isso acontecer. Penso que ninguem fica indeferente ao assistir a miúdos que cada vez que tentavam travar caiam, quando não caiam antes disso acontecer. Até por uma questão de segurança para a integridade fisica deles os responsáveis da equipa do Caldas deveriam ponderar muito bem se valerá a pena pôr estes destemidos e valorosos jovens do Caldas já numa prova onde o nivel de jogo , mesmo para este escalão já é grande.
Sei que este Blog é para falar das incidências dos jogos das equipas Leoninas, mas sem querer intrometer-me em caminhos que não são os meus, não consegui evitar de comentar um problema que de vez enquando surge por estes ringues fora.

Sem comentários: