TORNEIO INTER-REGIÕES - MEALHADA - 2010
Terminou este fim de semana o 34.º Torneio Inter-Regiões organizado pela AP Aveiro, e disputado no Pavilhão Municipal da Mealhada, com a Selecção Ribatejana a terminar na 5.º posição da tabela classificativa.
Integrada no grupo C, considerado o mais equilibrado, a prestação da nossa Selecção foi meritória, tendo perdido com o Minho logo na 1.ª jornada por 4-2 num jogo muito movimentado onde o factor sorte esteve decididamente do lado Minhoto. Esta Selecção com ambições para vencer esta prova, recorde-se que eram eles os Campeões da prova anterior realizada no Entroncamento, teve que se empenhar a fundo para vencer a nossa equipa que mostrou dentro de ringue argumentos para se bater de igual para igual com as melhores equipas desta prova.
Com o segundo lugar garantido, a equipa do Ribatejo enfrentou no mesmo dia a grande favorita da prova, a poderosa Selecção Lisboeta, e foi impotente para contrariar o maior caudal ofensivo dos Lisboetas. Com as pernas a pesarem fruto do jogo da manhã, o discernimento dos jovens Ribatejanos foi diminuindo ao longo do jogo, com o segundo tempo a ditar o resultado final. Derrota esperada mas com números exagerados para as cores do Ribatejo.
No Sábado em jogo que decidia o apuramento para o 5.º lugar calhou-nos em sorte a Selecção da casa, Aveiro, também ela, uma das mais fortes Selecções deste Torneio.
Foi um jogo electrizante, jogado com a alta velocidade e onde as oportunidades de golo foram repartidas. O Ribatejo vencia 3-1 um minuto do fim mas a pressão da equipa de Aveiro e decisões duvidosas do árbitro da partida, fizeram que Aveiro empatasse a menos de 10 segundos do fim do jogo. Com o resultado a não se alterar durante o prolongamento, seria nas grandes penalidades que o Ribatejo daria a estucada final no jogo. David Costa, Pedro Martins e João Vaz, punham fim a um jogo, que terá sido um dos mais espectaculares deste Torneio. Vitória por 6-4 com o 5.º lugar à sua mercê.
No Domingo no jogo que decidia o 5.º e 6.º lugares, a equipa Ribatejana defrontou a Selecção Madeirense, uma das surpresas pela positiva nesta prova, e não teve dificuldades em golear a formação insular, por 9-0, mostrando que esta equipa só não foi mais longe porque o sortilégio do Sorteio foi de certa forma madrasta para as cores Ribatejanas.
Em resumo, prestação deveras positiva desta equipa orientada por Ricardo Cardoso e Manuel Vitorino, que na Mealhada, mostraram que no Ribatejo se trabalha muito e com qualidade.
Relativamente ao Grupo de trabalho que representou as cores do Ribatejo, o OKJUVTOMAR, não quer deixar passar de enaltecer a camaradagem o respeito e acima de tudo a alegria destes pequenos grandes jogadores.
No que diz respeito aos atletas do Sporting de Tomar, só uma palavra: ESPECTACULARES.
Mariana Jesus, a única jogadora de campo feminina nesta prova, passeou em determinados momentos a sua classe, e pese embora uma lesão contraída logo no primeiro jogo, sacrificou-se pela equipa dando um exemplo de como a união deste grupo era enorme.
Edgar Costa, talvez o mais sóbrio dos nossos atletas, deu tudo dentro do campo, pondo sempre o colectivo acima de tudo o resto.
Prova do que de bom temos aqui no Sporting, o OKJUVTOMAR, pode adiantar que David Costa e Pedro Martins fruto das exibições que fizeram neste Torneio tiveram como prémio terem ficado entre os dez melhores atletas do Torneio. Parabéns a eles, mas também a todos os seus colegas que também eles contribuíram para que estes dois jogadores leoninos tivessem a prestação que obtiveram na Mealhada.