terça-feira, 22 de junho de 2010

PEDRO NOBRE

Jogador nado e criado no SC Tomar, com passagem pelo Sporting CP como Juvenil, atingiu patamares dentro do Clube só ao alcançe de poucos. Foi um dos obreiros da subida de divisão à 11 anos pela equipa senior leonina aí se mantendo por muitos anos. Foi sempre o melhor artilhilheiro nas equipas onde jogou. Teminou a sua carreira como jogador esta época ao serviço do Santa Cita, e mais uma vez como o melhor marcador da equipa e 2.º melhor no ranking Nacional da 3.ª Divisão.
Como técnico já dá o seu contributo ao SC Tomar à cerca de 6 anos, sendo na altura responsável pelas Escolinhas do Clube, acompanhando desde então estes jovens que agora começam a entrar na formação Infantil do Clube Leonino.
Fomos ouvi-lo e tentar saber um pouco mais de si assim como àcerca do Clube e do Hóquei em geral.
 
- COM A ÉPOCA DESPORTIVA TERMINADA, QUAL O BALANÇO QUE PODES FAZER DO PERCURSO DA TUA EQUIPA?
PN- O percurso foi interessante notou-se ao longo da época uma evolução significativa em todos os atletas, houve também bastante empenho por parte de todos e quando assim é as coisas tornam-se mais fáceis, foi portanto bastante positivo uma vez que nestes escalões o importante é a aprendizagem a evolução correcta de cada um e a compreensão do jogo em equipa, e isso foi conseguido, houve uma evolução colectiva bastante boa, no geral estou bastante satisfeito com o desempenho dos meus atletas.
- ESTA EQUIPA QUE ORIENTASTE É CONSIDERADA UMA DAS MELHORES FORNADAS QUE O SCT FEZ NOS ÚLTIMOS ANOS. ACHAS QUE HÁ CAPACIDADE DENTRO DA EQUIPA E DO CLUBE NATURALMENTE, PARA MANTER NOS PRÓXIMOS ANOS ESTA QUALIDADE?
PN- Penso que o SCT no geral deve estar optimista em relação ao futuro pois tem nas suas fileiras atletas com imensas qualidades, em relação a esta fornada estão num nível muito bom no escalão a que pertencem, agora ainda há um longo e difícil caminho a percorrer, é preciso dar continuidade ao trabalho feito até aqui e tentar sempre melhorar, nesse aspecto penso que o Clube esta preparado e tem todas as condições para continuar a bem formar estes atletas e outros que possam surgir.
COMO VISTE A PRESTAÇÃO DA EQUIPA DE ESCOLARES COMPARATIVAMENTE À CONCORRÊNCIA, NUM ANO EM QUE PELA PRIMEIRA VEZ SE JUNTARAM AS 3 ASSOCIAÇÕES DO CENTRO DO PAÍS? DEU PARA TIRAR CONCLUSÕES DO TRABALHO QUE SE FAZ NO CLUBE COMPARATIVAMENTE AOS OUTROS?
PN- Para mim a prestação da equipa foi excelente, teve uma evolução muito boa e amadureceu bastante, a entrega foi total, o facto de se juntarem as 3 associações trouxe um maior nº de jogos o que é sempre bom, em termos desportivos penso que é benéfico esta junção e acho que se deve continuar, pena é que em termos organizativos as coisas não funcionem tão bem, desde não haver árbitros, não haver regras, não haver regulamentos ou ninguém que os faça cumprir, ou seja este escalão e o de Benjamins são uma anarquia. Tive curiosidade de ver o que se passava noutras modalidades em escalões semelhantes e posso garantir que as coisas são levadas bem mais a sério os árbitros existem os regulamentos existem as regras existem e são para cumprir. As Associações são culpadas mas os Clubes também o são porque não se mexem, depois querem que a modalidade avance, assim não é fácil.
- QUAL A TUA LEITURA RELATIVAMENTE À PRESTAÇÃO DAS OUTRAS EQUIPAS LEONINAS NO CONTEXTO REGIONAL E NACIONAL? ACHAS QUE TEMOS CONDIÇÕES PARA COMEÇAR A OMBREAR COM OS CRÓNICOS CLUBES DA 1.ª LINHA?
PN- Penso que a prestação no geral foi bastante positiva 3 equipas apuradas para o nacional é sempre bom, embora ache que se podia ter feito mais nomeadamente nos Infantis onde com mais trabalho e disciplina a equipa poderia ter sido também apurada para o nacional, seria excelente colocar 4 equipas no Nacional, estava também á espera de mais qualquer coisa nos Juniores acho que ficaram um pouco aquém, mas sem dúvida que foi positivo, nos Juvenis penso que foi o que se esperava, e nos Iniciados foi sem dúvida uma excelente prestação atingindo a fase final, mais era difícil, perante isto temos todas as condições para olhar cada vez mais para cima e ombrear com os clubes da 1ªlinha, temos que ambicionar a isso e acho que estamos no caminho certo, os nossos atletas têm que ser mais ambiciosos e têm que ter mais confiança neles próprios e acreditar que podem chegar mais longe, o nosso papel como treinadores passa também por trabalhar essa questão mental, sabemos da dificuldade que temos por estarmos no interior do País, mas mesmo assim vamos fazer mais e melhor, o SCT tem capacidades e condições que nenhum outro clube da zona Centro tem.
- É JÁ UM DADO ADQUIRIDO QUE VAIS ABRAÇAR UM PROJECTO MAIS SÉRIO. SERÁS O RESPONSÁVEL PELOS ESCALÕES DE JUVENIS E JUNIORES A PAR DA EQUIPA DE ESCOLARES. ACHAS QUE CHEGOU A HORA DE PROCURARES UM ESPAÇO NA DITA COMPETIÇÃO JOVEM?
PN- No meu percurso de 6 anos como treinador estive sempre ligado á formação, na minha equipa de escolares tenho vários atletas que começaram a patinar comigo e agora vê-los a jogar dá-me um gozo tremendo, é extremamente gratificante ver a evolução destes miúdos, por isso vou continuar o trabalho feito até aqui, mas não vou esconder que preciso de mais qualquer coisa, preciso de competição, e chegou agora a altura, vou dar o meu melhor e aproveitar a oportunidade.
- VAIS ORIENTAR DOIS ESCALÕES QUE TEM COMO OBJECTIVO A PRESENÇA NO NACIONAL. NATURALMENTE QUE A PRESSÃO SOBRE O TÉCNICO E ATLETAS É MUITO GRANDE. A DISPONIBILIDADE É TOTAL?
PN- Quando fui convidado para este projecto não tive dúvidas nenhumas em aceitá-lo, logo a minha disponibilidade é total, da parte dos atletas espero que também seja, não estão lá para outra coisa, quem me conhece sabe que sou exigente e rigoroso não sei estar no Hóquei doutra forma, nem nunca vi ninguém ter sucesso sem ser assim, portanto espero que os atletas correspondam e preocupem-se só em trabalhar, porque em relação a isso não os vou poupar, o resto virá por acréscimo.
- PARA TERMINAR, QUERO AGRADECER A DISPONIBILIDADE PARA O OKJUVTOMAR, E DESEJAR-TE AS MAIORES FELICIDADES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA.
PN- Obrigado Carlos, Parabéns pelo teu blog e espero que continues, em prol do nosso SCT e da nossa modalidade que bem precisa

3 comentários:

Anónimo disse...

Agora e que eu quero ver o Sr. Pedro Nobre a mostrar valor Juvenis e Juniores nao e mesma coisa q benjamins ou escolares, claro que esta mais perto do prentendido pelo proprio os seniores mas ok

Anónimo disse...

-Defenderes ao maximo a ideia de o sct ter sempre 50% de jogadores de tomar,custe o que custar.
-Tirar das costas do treinador a aquisiçoes de possiveis reforços.O treinador é para treinar.Nao se pode compremeter por causa de uma aquisiçao durante a epoca.E depois,sabes como eu,que es conhecido no hoquei,dai um potencial reforço te ouve melhor n ti que a uma pessoa qualquer.
-defender o treinador,os jogadores,o clube das criticas.
E haveria mais algumas acçoes que deverias ter..mas nao me quero alongar muito.Acima de tudo,manter sempre um grupo unido em que todos sabem o que têm que fazer.Vem ai uma 1ºdivisao,como tu sabes haverá mais derrotas que vitorias e é muito perigoso.se nao houver consciencia de todos..o barco pode partir se e ir ao fundo. e depois? numa altura destas que ha 1 ou 2 jogadores de tomar..que correndo bem ou mal ficam sempre no clube.. como é que o clube sobrevive? dai dizer te atras que é muito importante o clube ter sempre 50% de jogadores de tomar.Lembras te quando descemos da 1ª para a 2ª? quantos de tomar? uns 6.Fomos para a 2º..e mantiveram se todos.Resultado..subimos novamente.
Como tal..e para acabar gostava de te ver assumir um cargo como este.
Se a opçao està tomada finalmente,treinador de juvenis e juniores..desejo te as maiores felicidades..la iremos defrontar com todo o respeito.Muita gente ja tentou arranjar rivalidades entre nós..mas felizmente soubemos separar as aguas e existe um respeito e admiraçao mutua.
Mas toma atençao ao hoquei ribatejano..nos ultimos anos a qualidade subiu..tenta educar alguns directores que mudaram radicalmente a sua postura..nao é ir buscar os melhores aos clubes da zona que o clube é grande.è mau para os clubes que ficam sem referencias..nesses clubes acabam por sair 3 ou 4 desmotivados..e depois quem sofre é os campeonatos regionais.Nao dará mais gozo ganhar um campeonato com equipas boas? ganhar por 10 ou 20 da gozo? penso que nao.E entao com equipas de gente de tomar..ai sim,dará muito mais gozo.Eu sei que poderá haver sempre uma ou outra excepçao..mas agora sistematicamente? nao será o melhor caminho.
Por consequinte..espero que pensemos todos..que haja divergencias,porque isso é de salutar.Esta é a minha opiniao..e eu sei que me das razao em muita coisa que aqui está.
um abraço do gordo..
JORGE GODINHO

Anónimo disse...

Meu caro Pedro Nobre,
Como sabes,nao sou homem de andar a escrever em blogs.Mas ao ler esta tua entrevista,Meu caro Pedro Nobre,
Como sabes,nao sou homem de andar a escrever em blogs.Mas ao ler esta tua entrevista,um pouco atrasado confesso,nao resisti a lançar a minha opiniao em relação á tua posição no sct. E tambem sabes,que nao tenho qualquer problema ao dizer aquilo que penso,pese embora tenha consciencia que crio alguns incomodos.
Uma coisa sabes,sou BENFICA..e sou SP.TOMAR.Embora tenha estado em ourem com muito gosto e presentemente em almeirim com toda a minha vontade de evoluir no hoquei.
Gostava de te dizer que é com muita magoa minha que te vejo terminar a tua carreira de jogador,FORA DE TOMAR.Digo te que merecias muito mais!! O SP TOMAR fica te a dever um jogo de despedida dos socios do sct..e tenho a certeza que será uma realidade.SO PODE!
Depois,gostava de te dizer que a tua ida para os juvenis e juniores,para mim,nao chega! Nao é a ideal. Eu explico.
Nao estará em causa a tua capacidade tecnica para tal cargo,alias vejo te como o sucessor do Nuno Lopes nos seniores dentro de 1,2,3 anos.Gostaria que fosse daqui a 3 anos..porque o sct tem um bom treinador.Agora como está montada a secçao senior,admito que daqui a 1 ano ja la estejas.e digo isto porquê? porque na secçao senior manda o treinador mais um ou outro director.Nao pode! O sct vai estar numa 1ºdivisao.Tu,Pedro Nobre,tens que ir para os seniores.Com que funçao? DIRECTOR HOQUEI SENIOR!!
A secçao senior nao está bem organizada.Tem que haver coragem para o dizer.O Nuno Lopes nao pode andar a fazer tudo.Desgasta se! O sct tem que ter um treinador concentrado so no hoquei,hoquei.AJUDEM NO!!
Falta uma pessoa que sinta o clube,que os socios o reconheçam do passado,que tenha nome no clube,que dê mostras que é SP:TOMAR.E ha poucas pessoas capazes disso,em meu entender,ha 2 pessoas,TU e EU.Podemos alargar as opcçoes para..PEREIRA DA SILVA,VICTOR CAPITOLINO,BEIRANTE,PAULO LOPES,RUI GRAÇA,PEDRO NUNES..mas com todo o respeito que tenho por eles,falta alguma informaçao sobre camadas jovens do distrito e a nivel nacional.E agora perguntas me o que faria como DIRECTOR HOQUEI SENIOR?
-sempre do lado do treinador.Ele mais que nunca,tem que sentir o teu apoio.Nunca poderá sentir que queres o lugar dele! tar a 200% do lado dele.
-Um treinador do sct nunca poderá tar dependente de 1,2,3 derrotas.NUNCA.E é esses valores que terias que defender.
-Elo de ligaçao com direcçao e secçao juvenil.TU que percebes de hoquei..terias que dar a entender ao treinador a importancia de um, treino,de uma viagem..de um junior ou um juvenil.
SEGUE……