segunda-feira, 28 de junho de 2010

JUVENIS

TORNEIO REG. ENCERRAMENTO
FINAL FOUR

RESULTADOS
SC TOMAR - 9 / SANTA CITA -1
FINAL
HC TURQUEL - 7 / SC TOMAR - 6

A final four de Juvenis disputou-se em Valado de Frades, no passado Sábado, com a equipa leonina a ficar-se no segundo lugar, ao sair derrotada nao final da prova, pela formação do Turquel durante o prolongamento por golo de ouro.
Pela manhã a equipa de Fernando Vaz não teve dificuldades em vencer a formação de Santa Cita, ao golea-los por 9-1. Jogo sem história, onde o melhor colectivo leonino chegou e sobrou para desbaratar a formação de Santa Cita, que nunca encontrou argumentos para contrariar o melhor hóquei leonino.
Para o final da prova estava reservado o HC Turquel como opositor da equipa do Sporting.
Com uma primeira parte quase imaculada a formação Tomarense, soube controlar a partida e foi sem surpresas que chegou ao intervalo a vencer por 3-0. Inicio de segundo tempo com sinal mais do Sporting, e estes a aumentarem para 4-0. Após um período onde o Turquel conseguiu equilibrar a partida, fazendo então dois golos, seria novamente o Sporting a aumentar a vantagem a meio do segundo tempo para 6-2.
E foi a partir daqui que o arbitro da partida começou a dar Show. Com decisões polémicas e a prejudicar descaradamente o Sporting, conseguiu fazer aquilo que os atletas do Turquel dentro de ring não conseguiam.Ao mostrar "azuis" em situações de jogo que só ele saberá explicar, arranjou maneira de o Turquel empatar a partida mesmo no final do jogo. Com a equipa leonina a sofrer a bom sofrer, não pelo jogo que a equipa adversária estava a realizar mas pela total arrogãncia e despropósito que o sr. árbitro a dirigir a partida, acabaria por ser o HC Turquel a fazer o golo de ouro, e por sequência levar para casa o troféu do Tornio Regional.
Há um ditado que diz, "à mulher de César não basta parecê-lo, há que sê-lo", e o mesmo se aplica aos responsáveis da arbitragem da AP Leiria que sabendo que esta prova embora organizada pela APL, foi disputada pelas equipas das Associações de Ribatejo e Coimbra. Mais, nesta Final Four das 4 equipas presentes, três eram do Ribatejo. Não vale a pena trabalhar bem durante uma época, para se chegar a uma prova, e uns senhores, que mais parecem a mando de alguém, deitarem todo esse trabalho pelo cano abaixo. Há que repensar claramente o que se quer para o hóquei, porque a ser como aquilo que se presenciou em Valado de Frades, nem valerá a pena gastar dinheiro e energias, porque o "caneco" já está encomendado antes do tempo.

SC TOMAR: Renato Godinho (gr), Ricardo Marrucho, João Silva,  Rui Pereira, Hernani Dinis, António Cardoso, Renato Rodrigues (gr)

14 comentários:

Anónimo disse...

Como é possível relatar desta forma o que se passou no sábado em Valado de Frades, pois quem ler este artigo e não viu o jogo irá ficar com uma ideia totalmente errada do que realmente aconteceu. O Tomar esteve a ganhar por 4-0 e 6-2 e responsabilizam o árbitro do jogo? Devem ser responsáveis a sua equipa técnica, que não foi competente nem foi capaz de motivar os seus jogadores, ao contrário da outra equipa que manteve o seu empenho e concentração do princípio ao fim do jogo. Claro que custa muito perder assim este jogo, mas provou-se que os responsáveis e os jogadores não conhecem todas as regras do hóquei e o árbitro limitou-se a fazê-las cumprir. "A culpa não pode morrer solteira" e a verdade acima de tudo.

ERNANI BATISTA disse...

Ao anónimo de 29 de Junho de 2010,
Não era para comentar o referido artigo, porque quando o meu filho saiu para ir jogar, eu já o tinha prevenido.
Escrevi num papel a classificação, e por sorte não errei.
Agora lamentável é você dizer que o árbitro limitou-se a cumprir as regras do jogo? Só se forem as regras DELE, porque as regras de jogo são bastantes claras, e numa delas diz que são necessárias “ duas equipas” para haver jogo.
Será que um guarda-redes por ir beber água, quando é assinalado livre directo contra ele, têm que sair? Não.
Possivelmente e bem estudado até seria erro técnico, mas não vou por aí.
Agora SRº anónimo, quem não tem minimamente conhecimento das regras de jogo é o Srº.
Será que ameaçar os jogadores, não é grave.
Não conheço o árbitro em questão, mas as leis ando a tentar aplicadas nos jogos que vou fazendo e pode ter a certeza que posso errar, mas nunca propositadamente.
Será que só o Tomar é que fez faltas, será que só o Guarda-redes do Tomar é que foi beber agua.
Tirando o Guarda-redes, e entrando outro a frio nós sabemos o que pode acontecer, e o Arbitro também.
Depois dizemos que temos poucos Árbitros, queremos o que? Pelos vistos Árbitros que só apitem perto de casa.
Lamento, que não se queira ver o que se passou, mas infelizmente é o hóquei que temos, e vamos ter durante mais uns anos, mas espero que haja alguém que diga chega.
Ignorância rua, incompetência rua, e por ai adiante.
Defendo os Árbitros quando os tenho que defender, mas também critico quando os tenho que criticar, e não é por ser agora Arbitro que não o faço.
Pois já foi Arbitro de futebol 11, árbitro de futsal, futebol salão, e agora pensando que poderei ajudar e tentar mudar algo, sei que tenho muito que aprender, mas assim não quero.
Quero ser o mais correcto possível e chegar ao fim de um jogo dizer fiz um bom jogo, e não arranjar depois desculpas para!.
Srº anónimo, por tanto não me venha dizer dos Guarda-redes, pois não deve ter visto a Final four da Taça de Portugal, pergunto-lhe, quantas vezes foi ou foram os Guarda- REDES beber agua sem autorização dos árbitros, ou será que o hóquei é diferente?
E sendo ou não arbitro criticarei sempre que o entenda pois ainda vivo num País Democrático, e tenho a minha opinião, será politicamente correcto? Para mim é e sempre será quando se diz a VERDADE.
QUANTO AO SEGUNDO COMENTÁRIO, possivelmente terá usado um tipo de linguagem forte, mas como costumo dizer quem não se sente mão é filho de boa gente, e por este espaço ser de informação e onde vem os jovens ver, ao ver o que o srº escreveu ainda pensam que estão malucos, pois eles não jogaram no sábado em valado brades, estiveram lá outros, pelo que o srº diz eles estiveram mal e o arbitro esteve bem, para si esteve, imagine agora ao contrario, o que estaríamos aqui a discutir.
Mas como aguas passadas não movem moinhos, espero que eles ultrapassem isto, porque na vida vão apanhar indivíduos destes em todo lado, felizmente que começam a ser cada vez menos, EU ACREDITO!!!
ORGULHOSAMENTE E SEM VERGONHA DO MEU NOME
ERNANI BATISTA

ERNANI BATISTA disse...

PELOS VISTOS NEM O ARBITRÓ QUE É AQUELE QUE AS DEVIA SABER.
O GUARDA REDES SÓ SAI QUANDO FOR ASSISTIDO, NA SITUAÇÃO QUE SE PASSOU O GUARDA REDES FOI SO BEBER AGUA.
É CRIME, PUNIDO COM QUE?
QUE LEI NO HOQUEI DIZ QUE O GURDA REDES TEM QUE SAIR?
CHAMAR NOMES AO ARBITRO QUE CARTÃO SE MOSTRA? OU SERÁ QUE O SRº ARBITRO SÓ OUVIU O TOMAR?
LAMENTO QUE SE ANDE A TAPAR O SOL COM AS PENEIRAS DE ALGUNS E DEPOIS É O QUE SE VÊ,SABEM O QUE, OLHE MAIS NÃO DIGO PORQUE ESTOU TRISTE NÃO POR O TOMAR TER PERDIDO, MAS POR TER PERDIDO A ARBITRAGEM.
PASSE BEM.
ERNANI

Anónimo disse...

O "sr.anónimo", com letra pequena, devido há sua falta de moral,bom senso e de ética por estar a ridicularizar a figura do SR.ARBITO, ao dizer que ele se limitou a cumprir as regras.
O sr. é um mau carater, pois o SR: ARBITO foi SEXTO JOGADOR DO TURQUEL, mas que só jogou na segunda parte, para não parecer tão mal, não viu o que vi?
Não Há maior cegueira, que aquela de quem não quer ver.
O sr. não viu que o SR: ARBITO marcou 5 cinco golos de Livre Directo, atropelou dois jogadores de uma só vez para banco com Azuis.
O sr. é um ingrato, não merece ser um adepto do Turquel mas não vamos esquecer a sua ingratidão.

O Cantor Paulinho da Viola

Anónimo disse...

sera que foi o arbitro que falhou o livre direto quando deu azul a um jogador do turquel "AZUL A UM JOGADOR DO TURQUEL PARECE IMPOSSIVEL" e nao aproveitou os 2 minutos de power play sabendo que se marcasse tinham sempre os dois minutos visto que infelismente nao tinham suplentes sera que todos os arbitros marcavam o penalti que ele marcou contra o turquel? sera que todas as pessoas viram a bola dentro da baliza? eu nao vi mas depois disseram me que passou um centimetro para alem da linha. sera que queria mesmo ajudar ? no que respeita o jogo quero dar os parabens aos jogadores de TOMAR pelos primeiros 25-30 minutos que fizeram mas depois penso "minha opiniao pessoal" que tinham o jogo ganho e esqueceram se que o jogo tinha 40 minutos enquanto os miudos de turquel so pararam quando o arbitro apitou o final do jogo ,no prolongamento acabaram por ser mais felizes .
Um abraço
João Luis

Anónimo disse...

Só quem nunca foi jogar a Tomar é que não sabe a vassalagem que os arbitos do Ribatejo fazem ao Sp. Tomar seja em que escalão for.
DOI NÂO DOI ?

ERNANI BATISTA disse...

SRº JOÃO LUIS, espero que tenha sempre esse tipo de comentário, pois se fizer o contrário,logo estarei cá para fazer o que me compete.
espero sinceramente por esse dia,
até lá boas férias s~º joão.

ERNANI

Anónimo disse...

O Sr. Ernani diz que já foi árbitro? Pois não parece, porque não leu convenientemente as regras de jogo de Hóquei em Patins. Actualize-se e vá ver o Art.º nº15 das regras de jogo e ficará elucidado com o cumprimento das regras de jogo a que o GR está obrigado quando vai beber água ou limpar a viseira. "César o que é de César".

Anónimo disse...

amigo Hernani em primeiro quero agradecer e desejar-lhe boas ferias tambem ,mas como tive um bocadinho de tempo fui procurar a tal lei dos guada redes e encontrei o seguinte no ARTIGO 24º ponto2.1.62.1.6 " Guarda-redes que se dirige ao banco de suplentes para limpar a viseira, ou por qualquer outro motivo,
sem que para isso tenha sido autorizado pelos Árbitros principais."e ainda no ARTIGO 15º ponto 3.3.2 " Se o guarda-redes não pedir a devida autorização aos Árbitros do jogo e tomar a iniciativa de se dirigir ao seu
banco de suplentes para limpar a viseira ou por qualquer outro motivo, os Árbitros têm de o admoestar
verbalmente e obrigar a sua substituição pelo guarda-redes suplente."caro amigo tambem nao concordo com certas regras mas elas estao feitas, agora nao podemos condenar quem as cumpre mas sim quem nao as cumpre ,mais uma vez um grande abraço
Joao Luis

Anónimo disse...

Artº 15º das Regras de Jogo
3.3.2 Com ressalva do disposto nos pontos 3.3.4 deste Artigo, se o guarda-redes não pedir a devida autorização aos Árbitros do jogo e tomar a iniciativa de se dirigir ao seu banco de suplentes para limpar a viseira ou por qualquer outro motivo, os Árbitros têm se seguir os procedimentos indicados do Artº 24º 2., destas Regras, bem como obrigar à substituição do guarda-redes infractor pelo guarda-redes suplente.

Artº 24 2.1.4 - Guarda-redes que se dirige ao banco de suplentes para limpar a viseira, ou por qualquer outro motivo, sem que para isso tenha sido autorizado pelos Árbitros. 2.2.2 – Sendo a 1ª vez que comete a infracção em questão terá de ser advertido verbalmente, se reincidir no mesmo comportamento terá de ser-lhe exibido o cartão azul e as consequentes penalizações para o jogador e sua equipa.

3.3.3 A limpeza da viseira ou o ajusto do equipamento do guarda-redes, seja durante um desconto de tempo (“time-out”), seja atento o disposto no Artº 19º 5.1.1 destas Regras, não carece de autorização prévia dos Árbitros, não obrigando por isso à substituição do guarda-redes.

Artº 19º 5.1.1 – Enquanto estiver a ser prestada assistência em pista a um jogador ou ao guarda-redes lesionado, os Árbitros devem permitir que os demais jogadores se possam reunir junto do seu banco de suplentes ou em qualquer outro local da pista.

Anónimo disse...

O Sr. que identifica por não é João e de Luis tem muito pouco. Ao ver o que vi no pavilhão do BIR, fico com a sensação que nos andão a enganar há já bastante tempo, não é querer confundir as coisas, como dizem os responsáveis do Sector Juvenil do SCT.
Passo a descrever:
1º A pessoa que estava na mesa do cronometro de jogo, tem familiares ligados ao Clube, Pres. da APLeiria , será que foi por acaso que se esqueceu tantas vezes do < CRONOMETRO de Jogo > houverá necessidade de ser chamado há pedra?
2º O Sr. presidente dos arbitos da CRAPLeiria com um filho a praticar Hoquei neste SCT, mas noutro escalão,que no fim do jogo viu a prestação do arbito Paulinho de Turquel de uma maneira diferente de todos nós, é normal e natural?

Deixo estes apontamentos aos SENHORES DIRIGENTES DO HOQUEI JUVENIL, do SCT.
Obs: Sr. Carlos o Sr.POR FAVOR publique este comentário, visto que é um dos visados.

O PAULINHO da VIOLA

ERNANI BATISTA disse...

Anónimo disse...
amigo Hernani em primeiro quero agradecer e desejar-lhe boas ferias tambem ,mas como tive um bocadinho de tempo fui procurar a tal lei dos guada redes e encontrei o seguinte no ARTIGO 24º ponto2.1.62.1.6 " Guarda-redes que se dirige ao banco de suplentes para limpar a viseira, ou por qualquer outro motivo,
sem que para isso tenha sido autorizado pelos Árbitros principais."e ainda no ARTIGO 15º ponto 3.3.2 " Se o guarda-redes não pedir a devida autorização aos Árbitros do jogo e tomar a iniciativa de se dirigir ao seu
banco de suplentes para limpar a viseira ou por qualquer outro motivo, os Árbitros têm de o admoestar
verbalmente e obrigar a sua substituição pelo guarda-redes suplente."caro amigo tambem nao concordo com certas regras mas elas estao feitas, agora nao podemos condenar quem as cumpre mas sim quem nao as cumpre ,mais uma vez um grande abraço
Joao Luis

Artº 24 2.1.4 - Guarda-redes que se dirige ao banco de suplentes para limpar a viseira, ou por qualquer outro motivo, sem que para isso tenha sido autorizado pelos Árbitros. 2.2.2 – Sendo a 1ª vez que comete a infracção em questão terá de ser advertido verbalmente, se reincidir no mesmo comportamento terá de ser-lhe exibido o cartão azul e as consequentes penalizações para o jogador e sua equipa.

fica aqui uma das situações, mas poderia lhe dar mais,mas será que VOÇE , EU E ALGUNS AMANTES DO HÓQUEI NÃO VEMOS TELEVISÃO, OU ENTÃO EU ESTOU MALUCO, POIS NÃO VEJO NADA DAQUILO QUE VOÇE ESCREVEU NA 1ª DIVISÃO, OU ENTÃO A REGRAS PARA A 11ª, 2ª E 3ª.

AMIGO JOÃO LUIS,
BEM OU MAL, EU USO SEMPRE O BOM SENSO, SABE PORQUE, NAO PRECISO DO HÓQUEI PARA NADA, MAS Á ALGUNS QUE NÃO PODEM DIZER O MESMO, INFELIZMENTE AINDA É ASSIM.
ERNANI BATISTA

ERNANI BATISTA disse...

Anónimo disse...
O Sr. Ernani diz que já foi árbitro? Pois não parece, porque não leu convenientemente as regras de jogo de Hóquei em Patins. Actualize-se e vá ver o Art.º nº15 das regras de jogo e ficará elucidado com o cumprimento das regras de jogo a que o GR está obrigado quando vai beber água ou limpar a viseira. "César o que é de César".

1 de Julho de 2010 19:34

para lhe responder e tentar ficar por aqui, não só li e reli os regulamentos coisa que faço semanalmente, e já com as devidas correções ou adendas, coisa que voçe deve ter a disposição, mas também li o regulamento sobre Arbitragem , ou os deveres do Arbitro(já leu).
E JÁ AGORA NÃO SE ESCONDA NO ANONIMATO, POIS ASSIM NÃO DÁ PARA FALARMOS SOBRE OS PROBLEMAS DO HÓQUEI, OU ENTÃO O CÉSAR FICA A SER CLEÓPATRA.
E AI O CASO JÁ MUDA DE FIGURA, E AS REGRAS SÃO PARA UTILIZAR QUANDO NOS INTERESSA E QUANDO NÃO INTERESSA LOGO SE VÊ.
SEM VERGONHA DO MEU NOME
ERNANI BATISTA

ERNANI BATISTA disse...

Anónimo disse...
Só quem nunca foi jogar a Tomar é que não sabe a vassalagem que os arbitos do Ribatejo fazem ao Sp. Tomar seja em que escalão for.
DOI NÂO DOI ?

1 de Julho de 2010 00:47

RESPONDIA-LHE DOUTRA MANEIRA, MAS COMO É ANTONIO, NÃO O PSSO FAZER.
BEM HAJA.
ERNANI BATISTA