quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

SELECÇÃO DISTRITAL


A Selecção Distrital Ribatejana participou no passado fim de semana no IV TORNEIO DOS REIS a convite da AP Porto e que se realizou em  Bragança, onde para além da equipa organizadora participaram também a Selecção Distrital do Minho e Aveiro.
Num Torneio onde pontificavam a Selecção vencedora do ultimo Inter Regiões (Minho) e a 3.ª e 4.ª classificadas do mesma prova realizada no Entroncamento em Abril passado, sabia-se que as dificuldades e a exigência neste Torneio eram enormes para a Selecção Ribatejana que levava no seu grupo 5 atletas do SC Tomar.

Na primeira jornada realizada na 6.ª feira calhou-nos em sorte a fortissima equipa do Minho. Existia alguma expectativa para saber como reagiria a nossa Selecção.
Esta entrou receosa e disso se aproveitou a equipa Minhota para se adiantar no marcador. Com demasiados erros defensivos, os Ribatejanos embora dando réplica a equipa adversária, foram sendo surpreendidos pela forma como os avançados minhotos apareciam na cara de Carlos Silva. O intervalo chegava com o placar a registar 3-1 favorável aos Minhotos.
Se as dificuldades já eram notórias no 1.º tempo, mais se evidenciaram na segunda parte. Com o colectivo  não funcionar, os atletas ribatejanos optaram por tentar fazer sózinhos aquilo que deveria ser feito no colectivo. Frente a uma formação experiente e muito matreira, o seleccionado ribatejano claudicou já no final do jogo, permitindo à equipa Minhota marcar nos últimos minutos 3 golos quase de seguida, dando ao resultado final numeros que não se espelhavam aquilo que se passou dentro do rectângulo de jogo.
No Sábado, frente ao seleccionado do Porto, não podia começar pior. Ainda não havia 2 minutos de jogo e já selecção do Ribatejo tinha encaixado dois golos. Sem reacção e algo confusa  equipa Ribatejana perdia as 10 minutos da primeira parte por 6-0. Pensou-se que a goleada estava instalada no Pavilhão Municipal de Bragança. Ricardo Cardoso pediu desconto de tempo, reajustando a equipa, que a partir daí conseguiu suster a avalanche portista.
O segundo tempo foi equilibrado, com a equipa ribatejana a começar a ter oportunidades de golo que o guardião portista ia negando. Com um jogo mais apoiado seria o Ribatejo a marcar por intermédio de David Costa, vendo ainda Pedro Martins a desperdiçar uma penalidade quase no final do jogo.
No Domingo encontraram-se as duas Selecções que ainda não tinham pontuado.
E mais uma vez, entrada com o patim esquerdo por parte do Ribatejo que logo nos primeiros minutos do encontro sofreria dois golos quase de rajada.
A reacção da equipa do Ribatejo não se fez esperar, conseguindo empatar a partida ainda antes do intervalo por intermédio de Mariana e Pedro Martins.
O segundo período mostrou um Ribatejo de cara lavada e a mandar no jogo, empurrando a selecção de Aveiro para o seu meio campo, criando por diversas vezes situações de golo que o guardião Aveirense ia repelindo. Mas quem porfia sempre alcança, e seria Pedro Martins num remate cruzado após um livre a pôr a equipa Ribatejana na frente do marcador. Com o adiantamento da equipa adversária que procurou então o golo do empate, Mariana num contra ataque fez o passe para Pedro Martins que endossou a redondinha a Guilherme Cunha que não desperdiçou a oportunidade fazendo aí o 4.º golo ribatejano, faltavam dois minutos para o términus do jogo.
Foi uma vitória mais que justa por parte do Ribatejo, que neste encontro se redimiu da péssima imagem que tinha deixado nos dois jogos anteriores, principalmente no primeiro jogo deste Torneio.
O balanço da Selecção Ribatejana se em termos desportivos, não foi o melhor, não pelas derrotas sofridas mas sim pela forma com elas foram permitidas, e que durante o Torneio foram de certa forma debeladas, em termos sociais só se pode dizer uma coisa- EXCELENTE.

 O grupo de trabalho que se deslocou até à capital Transmontana, teve um comportamento a todos os niveis muito bom. A camaradagem e boa disposição imperou na comitiva, com os atletas a serem sempre os primeiros a dar o exemplo,  pela forma como se comportaram e na alegria sempre espontânea que evidenciaram durante o evento. Foi a maior vitória que se podia ter, porque para além dos aspectos competitivos há que ter também em conta a componente comportamental destes atletas.
E não podia ter terminado melhor esta aventura por terras Transmontanas com o clima a ser generoso para os desejos dos pequenos jogadores, com o clima a proporcionar um nevão que a maioria deles nunca tinha presenciado. Mas mais que as palavras valem as fotos.

RESULTADOS

1.ª jornada
AP PORTO-AP AVEIRO -         1-0
APMINHO-AP RIBATEJO -       7-1

2.ª jornada
AP PORTO - AP RIBTEJO -      6-1
AP AVEIRO - AP MINHO -         0-3

3.ª jornada
AP PORTO - AP MINHO-          2-1
AP AVEIRO - AP RIBATEJO - 2-4


1.º - AP PORTO ; 2.º AP MINHO ; 3.º AP RIBATEJO  4.º AP AVEIRO



2 comentários:

Anónimo disse...

Foi um prazer enorme termos recebido esta associação em Bragança. São de facto os campeões do convivio e do saber estar.
Quanto ao aspecto desportivo, demonstraram ter uma equipa recheada de bons valores, com margem de progressão mas com falta de competição, um problema difícil para a associação resolver e que normalmente é disfarçado com estes torneios.
De qualquer das formas só quero que me deixem pagar uma rodada de "mines" ou mais, quando aí for ao torneio levar o meu morcãozito.

Bem hajam gente ribatejana.

L.M.

Carlos Martins disse...

Foi com enorme prazer que fui até Bragança, e onde as gentes são de uma simpatia desarmante. Antes de mais um Bem Haja a eles.
Quanto ao Torneio, na parte que me toca só posso dizer bem, tanto no plano desportivo como social. O convivio que este evento proporcionou a todos nós é de facto o mais importante a reter.
Teremos com toda a certeza todo o gosto em beber umas "mines" contigo.
Se tudo correr bem ainda a vamos beber antes do Torneio. Tenho é pena de o meu grande amigo Toni do Infante não possa cá vir a Tomar. Mas fica prometido que nos vamos encontrar antes, para matar a sede.
Um grande abraço e sucessos desportivos ao teu puto.

CEM