segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

INICIADOS

FINAL FOUR - MIRA


A equipa do SC Tomar sagrou-se Campeã Regional da categoria ao vencer na final o HC Turquel por 4-3, num jogo electrizante onde o resultado final foi sempre uma incógnita até ao apito final do jogo.


Mas vamos por partes.

Para a Final Four para o apuramento de campeão que se realizou no Pavilhão Municipal de Mira, o SC Tomar teve como adversário logo pela manhã o segundo classificado do Grupo B deste Campeonato Regional, o ACR Santa Cita.


SC TOMAR- 9 / SANTA CITA -4


Embora consciente do seu valor e que era favorita, a formação leonina entrou nervosa, sem ideias, e a conceder muitos espaços à equipa orientada por Paulo Lopes.

Mesmo assim seria a equipa do Sporting a inaugurar o marcador havia pouco mais de 4 minutos de jogo. Mas a resposta da formação do Santa Cita não se fez esperar e quase de seguida num contra ataque rápido e na primeira oportunidade que dispôs empataria a partida.

Com o Sporting a carregar na defesa adversária começou então o festival de bolas no ferro para desespero dos jogadores. Mais um golo, mas o santa Cita não desarma e marca, com o intervalo a chegar com o marcador a registar um empate a 2 bolas.

Inicio do segundo tempo e mais um golo do Sporting. Mas mais do mesmo, a cada golo leonino respondia o Santa Cita com dose igual.

Com o tempo a fugir e o marcador a não se alterar, a equipa de Nuno Lopes procurou de todas as maneiras e feitios a baliza do Santa Cita e nem de livre directo acertava. Com as bolas por isto e por aquilo a não acertar nas redes adversárias, o Sporting chegaria ao final do tempo regulamentar com um empate a 3 bolas e com o coração nas mãos, pois qualquer deslize poderia ser fatal para as cores de Tomar.

Com mais 10 minutos de prolongamento para jogar, logo ao inicio deste período o Sporting adiantava-se no marcador pela quarta vez, mas mais uma desatenção da defesa leonina permitiu o empate ao Santa Cita. A surpresa poderia vir a qualquer momento. Mas como diz o ditado “quem muito porfia sempre alcança”, seria a partir deste período que o Sporting embalaria para uma vitória tranquila e mais que justa num jogo intenso e onde a forma guerreira e arguta que a equipa do Santa Cita pôs em campo dificultou até ao limite a vitória da formação leonina.


SC TOMAR – 4 / HC TURQUEL- 3


A final reservou para o Sporting a forte equipa de Turquel, também ela a candidata para vencer este campeonato, e não defraudou as expectativas aos presentes no Municipal de Mira com o jogo a ser digno de uma final com as duas equipas a procurarem o ambicionado titulo.

Com a s duas equipas a respeitarem-se mutuamente, seria a equipa Tomarense a tomar a iniciativa de jogo perante uma equipa Turquelense sempre na espreita de uma falha dos leões para chegar à baliza de David. Mas neste jogo do gato e do rato, seria o Sporting a inaugurar o marcador através de Edgar que num remate de ângulo difícil conseguiu ludibriar a guardiã do Turquel.

O Turquel conseguiu equilibrar a partida e numa jogada algo confusa dentro da área leonina conseguiria empatar a partida. O Sporting não sentiu o toque continuando na mesma toada de jogo e a tentar chegar ao último reduto do Turquel. David num remate frontal de meia distância conseguiu, mais uma vez, acertar no ferro da baliza adversária. Mas seria o Sporting a chegar ao golo numa jogada individual de Pedro ao conseguir ludibriar a defesa do Turquel pondo a bola no fundo das redes de Alice Vicente num remate rasteiro e indefensável.

O intervalo chegaria pouco depois com o marcador a registar 2-1 para o SC Tomar.

O segundo tempo foi a continuidade do que se tinha assistido no primeiro período, mas seria o Turquel a empatar a partida logo nos minutos inicias do jogo.

O SC Tomar ciente do seu valor não deu tréguas, e passado poucos minutos distanciava-se novamente no marcador através de Pedro que num remate descaído do lado esquerdo à entrada da área punha a redondinha a baloiçar a rede. Ainda se festejava o golo e David a passe de Pedro aumentava o marcador para 4-2.

Com cinco minutos para jogar, pensou-se que o jogo estaria resolvido, mas numa jogada dividida dentro da área leonina, com Pedro e Anderson do Turquel como protagonistas, o árbitro assinalava penalidade contra o SC Tomar. O jogador do Turquel não falharia pondo o resultado ao rubro, ainda com pouco mais de 4 minutos para disputar.

Foram então minutos de ansiedade e muita luta, leal diga-se, dentro do rectângulo de jogo, com o HC Turquel à procura do golo do empate, e o SC Tomar a defender com unhas e dentes, procurando em contra ataques aumentar a vantagem.

Até ao final do jogo não se alteraria o marcador com o Sporting a vencer e a erguer o Troféu mais ambicionado.


Com o apito final a soar no Pavilhão assistiu-se à explosão de alegria dos jogadores leoninos com os atletas do banco a saltarem para o meio rectângulo de jogo a festejar com os seus companheiros esta vitória preciosa e justa daqueles que dentro do ringue deram tudo para levar para Tomar o ambicionado titulo.

Foi acima de tudo uma boa propaganda do hóquei, e onde as equipas intervenientes deram a quem teve oportunidade de assistir belos momentos de hóquei.


RESULTADOS


1.ª JORNADA


SC TOMAR – 9 / SANTA CITA – 4

HC TURQUEL – 5 / ÁGUIAS MEMÓRIA – 2


APURAMENTO 3.º/4.º CLASSIFICADOS

ÁGUIAS MEMÓRIA – 11 / SANTA CITA – 7


APURAMENTO 1.º /2.º CLASSIFICADOS

SCTOMAR – 4 / HC TURQUEL - 3

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande jogo de hoquei em patins em mira entre o sp de tomar e santa cita. Parabéns às duas equipas, qualquer umas das equipas, durante o tempo regulamental, com um simples erro da equipa adversária poderia ter ganho. Valeu à equipa do sp de tomar, não tirando o mérito desta equipa, o cansaço da equipa (pequena) de santa cita. Santa cita bateu-se ao nível do sp de tomar, sp de tomar que além de ser uma equipa tecnicamente muito boa é também na sua maioria de ultimo ano, enquanto que a equipa de santa cita é na sua maioria de atletas de primeiro ano. Penso que se pode dizer que foi um bom jogo de hoquei entres duas boas equipas.

Anónimo disse...

Sr.Carlos Martins
Sou a mãe do Guilherme Cunha,joga-
dor da A.C.R.Santa Cita,e é primei-ra vez que leio ou comento um blogue de hóquei,mas não posso deixar de fazer alguns comentários.
O senhor se está a fazer o comentário do jogo tem que relatar
exactamente o que se passou,pois quem vai ler não tem a noção ,nem
próxima,do que foi o jogo entre o SP.Tomar e o Santa Cita.
Em primeiro lugar, porque o SP.não entrou nervoso e sem ideias,pois nunca estão nervosos quando jogam com uma equipa que sempre consideraram inferior.Ficaram nervosos,sim,depois quando viram que a equipa de Santa Cita se bateu
de igual para igual,com humildade,
valentia e acreditando que era pos-
sível.E o resultado foi que o jogo
ficou 3-3 no tempo regulamentar.
Foi um jogo muito bem jogado por ambas as equipas e tem que se dar o
mérito que elas têm e não arranjar desculpas para os falhanços do SP.
Uma equipa só joga o que a outra deixa e o Santa Cita também merece
os parabéns.
Parabéns que eu também dou ao SP.pois a vitória foi merecida:os jogadores são mais velhos,são bons jogadores e são muitos(coisa que não acontece no S.Cita)
Agora,como mãe,sinto-me triste por ver que o esforço e a dedicação do
meu filho não são reconhecidos e que é uma injustiça dizer que o jogo foi complicado porque foram muitas bolas ao poste e ao lado,e não dizer que a equipa do S.Cita teve o mérito de se bater até à
exaustão(como o sr.também viu).
Devemos ter sempre respeito pelos nossos adversários e acho que o S.Cita,neste jogo,merecia esse respeito.A humildade nunca fez mal a ninguém,e eu sou a prova disso,pois já lhe disse,muitas vezes, ser uma admiradora do seu filho Pedro,mesmo sendo ele jogador do SP.Tomar.
Cumprimentos,
Benedita Cunha