domingo, 12 de abril de 2009

TORNEIO INTERNACIONAL
"CIDADE DE TOMAR"


Decorreu entre os dias 9 e 11 de Abril o Torneio Internacional “Cidade de Tomar”, e o balanço final é de satisfação para os organizadores do evento.
Foram três dias onde o Pavilhão “Jácome Ratton” assistiu a jogos de grande nível protagonizados por alguns dos melhores Clubes Nacionais, e, este ano abrilhantado com dois Clubes Espanhóis, o CP Vic de Barcelona e o CP Europa de Madrid, que deram um colorido diferente a este Torneio.
Outra surpresa agradável foi a presença em grande número de público durante os três dias que decorreu a prova, sinal da vitalidade e qualidade deste Torneio, o que provou que a aposta da Secção Juvenil do SC Tomar foi um sucesso.
Num Torneio onde intervieram mais de 250 atletas de 24 equipas, onde a logística teve que preparar mais de 700 refeições servidas aos atletas e directores dos Clubes participantes, há que dar uma palavra de apreço às pessoas que no CIRE (onde foram servidas as refeições) deram o seu melhor para que tudo corresse sobre rodas.
Para a história ficam os resultados, os embates no ringue, as alegrias e as tristezas dos intervenientes, mas acima de tudo fica uma imagem de sucesso, em que os principais protagonistas foram os jogadores, que com o seu empenho, a sua raça deram aos espectadores que estiveram presentes no pavilhão “Jácome Ratton”, um espectáculo fabuloso de cor e emoções.
Os vencedores dos Escalões em competição foram o Sporting Clube Portugal em Benjamins, o Clube Infante de Sagres em Escolares, Sporting Clube Tomar em Infantis, Sporting Clube Portugal em Iniciados e Sport Lisboa e Benfica nos Juvenis.
Em resumo, autêntico sucesso, este Torneio realizado pela Secção Juvenil do SC Tomar, que espera-se, seja repetido na próxima época.
RESULTADOS



JUVENIS




Este Escalão apresentava o actual Campeão Nacional, o SL Benfica, que neste torneio não deixou os seus pergaminhos por mãos alheias, vencendo só com vitórias, os encontros efectuados.
Quanto ao SC Tomar iniciou a sua participação com uma derrota por 2-1 frente aos Espanhóis do Vic, e com o SL Benfica os argumentos foram insuficientes para surpreender a equipa de Lisboa sendo derrotada por 5-1. No último dia do Torneio veio o empate a 1 bola frente ao Oliveirense, suficiente para terminar no 3.º lugar neste Torneio.


INICIADOS



O Sporting CP foi o vencedor incontestável neste escalão ao derrotar os seus adversários por números confortáveis, e confirmando em Tomar o seu favoritismo para o Ceptro Nacional.
A equipa tomarense esteve longe do seu melhor, perdendo os três encontros que disputou neste Torneio.
No 1.º encontro foi derrotado pelo VIC por 2-0 num encontro onde a maior capacidade física dos Espanhóis foi determinante para o desfecho final. A segunda jornada opunha a equipa de Nuno Lopes frente ao Sporting CP, com a equipa de Lisboa a confirmar aqui, o porquê de ser umas as melhores formações nacionais neste escalão, vencendo a equipa de Tomar por claros 5-1.
No último dia do Torneio, o SC Tomar perdeu o jogo com o Infante de Sagres por 2-1 num encontro onde o resultado poderia ter caído para qualquer dos lados
.



INFANTIS



O SC Tomar venceu o Torneio neste escalão confirmando aqui em Tomar a subida de forma que se vai evidenciando na equipa de Manuel Vitorino.
Com o astral em alta a formação de Tomar venceu logo o primeiro encontro a equipa de Madrid, o CV Europa, por 4-0, vencendo no dia seguinte o Oliveira do Hospital por claros 6-0, num encontro onde a maior qualidade técnica e táctica do SC Tomar foram determinantes para o resultado obtido.
No Sábado em jogo que encerrou o Torneio e que definia o vencedor do Escalão, o SC Tomar mostrou o seu melhor hóquei e empatou a uma bola com o Sporting CP, o favorito a vencer esta edição, num jogo que esteve sempre a vencer, permitindo o empate a 50 segundos do final do jogo.
O SC Tomar terminou com o mesmo numero de pontos que o Sporting CP, vencendo o Torneio pelo facto de ter melhor diferença entre golos marcados e sofridos.


ESCOLARES


Os Escolares A do SC Tomar foram derrotados na final pelo Infante de Sagres, mas demonstraram neste Torneio que o trabalho de Rui Nunes está a começar a dar frutos.
Pela manhã a formação do SC Tomar B foi derrotada pelo CI Sagres por 4-1, formação do Porto que mostrou em Tomar muita qualidade no seu jogo.
A equipa A leonina defrontou o Tojal, equipa oriunda de Loures, e venceu confortavelmente por 3-0.
Pela tarde e a contar para os 3.º e 4.º lugares, a equipa B do SC Tomar, que tem como técnico Pedro Nobre, venceu por 1-0 o Tojal, arrecadando assim o 3.º lugar no Torneio. Quanto à equipa A Leonina, como disse, deu luta até ao último segundo mas foi impotente para derrotar a equipa nortenha, formação que apresentou outros argumentos neste Torneio.


BENJAMINS


A equipa de Benjamins orientada por Pedro Nobre, continua a surpreender pela positiva, e mais uma vez confirmou neste Torneio a melhoria do seu jogo, com o plantel a reagir da melhor forma ao trabalho de Pedro Nobre.
Vencendo no encontro da manhã a equipa do HC Mealhada por 5-4, por grandes penalidades, depois de no tempo regulamentar se registar um empate a 4 bolas, a formação leonina defrontaria na final o Sporting CP, o principal favorito neste Torneio.
Embora perdendo na final com o Sporting CP, foi já nos segundos finais que a equipa Tomarense sofreu o golo que ditaria o resultado final. Frente a uma equipa mais forte no aspecto físico, a nossa equipa soube contrariar esse favoritismo Lisboeta obrigando o seu opositor a dar o máximo para levar o “caneco”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns ao grande torneio que aconteceu aí em tomar. Dar os parabéns também ao acr santa cita em séniores que foi a frança levar o hoquei português e se está sair muito bem,venceram os três primeiros jogos(2-1;8-1;8-0)que os levou á final que se realiza hoje ás 14 horas para eles boa sorte e tragam a taça do primeiro lugar.