terça-feira, 20 de julho de 2010

VASCO SILVA


A mais recente aquisição da Secção Juvenil do Sporting de Tomar, mostrou em poucos meses ser uma aposta ganha, por aqueles que apostaram nas suas qualidades para trabalhar no Clube.
Atleta desde muito cedo das escolas leoninas, fez o seu percurso até aos Juniores no SC Tomar, deixando a modalidade para dar seguimento aos estudos. Licenciado em Educação Fisica, seria no Stuart Carvalhais, com a supervisão de outro antigo jogador leonino, João Campelo, que voltaria à sua paixão desportiva, desta feita apostando na formação de atletas.
Fruto da sua colocação em termos profissionais em Tomar, acabaria por vir colaborar com a Secção Juvenil, primeiro como responsável pelas iniciação e posteriomente com otécnico da equipa A de escolares do Sporting. O trabalho realizado nestes escalões fizeram com que os responsáveis leoninos, o convidassem para orientar a equipa de Infantis para a época que se aproxima. Fomos saber como Vasco Silva viu o seu trabalho no Clube e o que pensa sobre o projecto leonino na formação.
- COMO FOI A EXPERIÊNCIA ESTA ÉPOCA À FRENTE DA EQUIPA “A” DE ESCOLARES?
Foi uma experiência muito gratificante para este meu início de carreira como treinador. Tendo deixado o hóquei em patins devido aos estudos, senti uma enorme satisfação em poder regressar aquele que é e será sempre o meu clube, independentemente do percurso que poderei vir a ter como treinador. Embora tenha estado algum tempo fora, senti que fui muito bem recebido. Foi um ano importante para mim por voltar a integrar-me neste grupo de pessoas e constatar que algumas coisas mudaram para melhor.
Relativamente à minha equipa de escolares, estou bastante satisfeito com o trabalho realizado ao longo do ano. Os objectivos que fomos definindo foram alcançados e notei a vontade dos meus atletas em quererem ser melhores. No futuro, acredito que vamos ter aqui jovens com um grande potencial na modalidade.
- ESTAVAS À ESPERA DE ENCONTRAR UMA REALIDADE DIFERENTE, PARA MELHOR OU PIOR, NA FORMAÇÃO DO CLUBE?
Tal como referi anteriormente a minha ausência devido aos estudos e trabalho em Lisboa, não me permitiu vir muitas vezes a Tomar nestes anos, daí não ter acompanhado muito o Hóquei em Patins em Tomar, por esse motivo sempre pensei que a realidade que ia encontrar seria muito semelhante à anterior. Contudo, após algum tempo, verifiquei que existem melhorias significativas na organização do clube. Também é de enaltecer as iniciativas que verifico, nomeadamente no que se refere à organização/participação em eventos, o que é óptimo para o clube e sobretudo para a modalidade.
- PARA ALÉM DE SERES O TÉCNICO DA EQUIPA DE ESCOLARES, ACUMULAS TAMBÉM A ÁREA DA INICIAÇÃO. A RECEPTIVIDADE DE JOVENS AO HÓQUEI É GRANDE OU NEM POR ISSO?
Não posso assegurar que esteja tudo a correr melhor que em anos anteriores. Ainda assim, acho que temos já alguns atletas que parecem ter um grande futuro como jogadores. Neste escalão entraram novas crianças no clube (cerca de dez) com idades diferenciadas que estão a dar os seus primeiros passos, alguns deles evoluíram bastante e para o ano já serão integrados no seu escalão. Não podemos esquecer que o hóquei é uma modalidade muito específica devido à patinagem, logo, exige muito trabalho desde muito cedo porque sem essa patinagem, os jogadores não têm as competências necessárias para estarem no seu devido escalão.
Com a aquisição de novo material de iniciação, nomeadamente patins, temos que pensar em melhorar a parte do recrutamento. Com estas condições materiais o clube poderá projectar a realização de eventos de divulgação da modalidade, o que irá ajudar a angariar novos jovens para o clube.
- ACHAS QUE O CLUBE ESTÁ PREPARADO EM TERMOS LOGISTICOS PARA RECEBER NOVOS AMANTES DA MODALIDADE ASSIM COMO DA CAPACIDADE MOBILIZADORA NO CLUBE PARA CATIVAR E FIDELIZAR TODOS AQUELES QUE PROCURAM ESTA MODALIDADE?
Pelo que vi nesta época acho que temos recursos humanos e materiais. A capacidade mobilizadora deste clube em cativar e fidelizar jovens atletas é por de mais evidente, tanto mais que o clube consegue fazer-se representar em todos os escalões e em alguns até com duas equipas.
- A PRÓXIMA ÉPOCA VAI SER UMA ESTREIA COMO TÉCNICO DE UMA EQUIPA DE PRÉ COMPETIÇÃO. ESTAMOS A FALAR DOS INFANTIS. É UM DESAFIO ALICIANTE PARA TI. SENTES-TE PREPARADO PARA AS INCIDÊNCIAS DE UMA REALIDADE DIFERENTE, E ONDE A COMPETIÇÃO COMEÇA CLARAMENTE A SER O FACTOR PRINCIPAL?
É claro que vai ser aliciante, é uma aposta feita em mim por parte da secção e irei dar o meu melhor para corresponder às expectativas que estão criadas para a próxima época. Conhecendo o grupo de atletas com que irei trabalhar, tenho também a difícil tarefa de dar continuidade ao trabalho que tem sido feito pelo Pedro Nobre na outra equipa, e agora juntando os atletas das equipas de Escolares “A” e “B” e ainda os infantis que não subiram, vai ser um desafio diferente e estimulante. Acredito que se todos trabalharmos como um só em busca dos objectivos definidos, iremos ultrapassar as dificuldades que forem aparecendo.
É evidente que os jogadores têm boas qualidades técnicas, agora falta “gerir o balneário” e fortalecer as relações intra-pessoais para que se reforce o espírito de equipa, a camaradagem e a cooperação, este vai ser obviamente o primeiro objectivo que defini e que será trabalhado logo na pré-época.
-- PARA TERMINAR, QUERO AGRADECER A DISPONIBILIDADE PARA O OKJUVTOMAR, E DESEJAR-TE AS MAIORES FELICIDADES PARA ESTA NOVA ETAPA DA TUA VIDA COMO TÉCNICO.
Agradeço a entrevista realizada e aproveito para lhe dar os parabéns pelo blog, porque sei que é algo que exige muito tempo investido e acima de tudo muito gosto pelo que se está a fazer. Continuação de bom trabalho.

Sem comentários: