quarta-feira, 14 de julho de 2010

NUNO LOPES


A treinar à 4 anos no SC Tomar, veio à duas épocas colaborar com a Secção Juvenil, para orientar a equipa de Iniciados.


Foram dois anos em que a equipa leonina disputou os respectivos Nacionais. Na época 2008-2009 como segundo classificado do Campeonato Distrital Ribatejano e esta época como Campeão Regional entre as formações de Leiria, Coimbra e Ribatejo. Com prestações convincentes, na época anterior por pouco não atingiu a segunda fase do Nacional, mas esta época pela primeira vez no Clube neste escalão de Iniciados conseguiu pôr a formação leonina, a lutar pela final four nacional.


Treinador conhecido pela sua entrega ao treino e ao jogo, competitivo, firme nas convicções, trouxe uma forma diferente na orientação do grupo. As diferenças no seu trabalho trouxeram alguns dissabores mas o grupo na maioria assimilou os ensinamentos, e prova disso foram as prestações das suas equipas tanto no panorama Regional como Nacional.





- TERMINADA UMA ÉPOCA, QUE PROVAVELMENTE LHE DEIXARÁ BOAS RECORDAÇÕES, QUAL O BALANÇO QUE FAZ DA PRESTAÇÃO DA EQUIPA DE INICIADOS?


A prestação só podia ser bastante positiva. Numa primeira fase antevíamos facilidades no campeonato distrital, sabendo que a nossa equipa tinha metade de primeiro ano, metade de segundo e um atleta novo que era o David Costa, a nossa prioridade foi encurtar diferenças no grupo, relacionamento entre atletas, adaptação de metade da equipa ao treinador e preparação para o nacional, dando minutos de jogo a todos os atletas. Na segunda fase, havia que tentar construir uma equipa com o maior número de atletas aptos a jogar sem desequilíbrios (a diferença entre os atletas era muito acentuada) para atacar o título de campeão regional (conseguido). Na terceira fase e já no campeonato nacional sul dar continuidade ao trabalho e tentar o apuramento para a final 8, já que tínhamos visto no nosso torneio que estávamos seguramente entre as melhores 8 equipas nacionais, daí que só podíamos pensar no apuramento para a segunda fase do nacional (apuramento conseguido). Quarta e última fase, testar verdadeiramente o nosso valor, ver em que patamar competitivo nós estávamos e jogar nos limites (não conseguimos o apuramento para a final 4). Por tudo isto só podemos estar todos muito satisfeitos.


- OS OBJECTIVOS A QUE PROPÔS PARA ESTA ÉPOCA FORAM TOTALMENTE ALCANÇADOS? OU FICOU ALGUMA COISA POR FAZER?


Totalmente alcançados, no entanto, considero que se podia ter feito mais, mas para isso precisava-se de mais ambição, querer mais, querer ser o melhor, treinar e jogar nos limites, não inventar obstáculos, entregar-se à luta e isto é a diferença dos melhores para os quase melhores e nós ainda estamos nos quase melhores.


- ACHA QUE ESTES ATLETAS ESTÃO JÁ PREPARADOS PARA AS EXIGÊNCIAS E A PRESSÃO QUE LHE SÃO PEDIDAS A PARTIR DE DETERMINADA ALTURA DO SEU PERCURSO COMO JOGADORES?


Estes atletas e todos os outros num escalão de iniciados já mais poderão estar preparados para as grandes exigências, eles estão numa fase de formação com mais 5/6 anos pela frente, onde aí sim é que se têm que preparar. O escalão de iniciados é o primeiro contacto com a realidade, a competição, o ganhar, o merecer jogar e para isto é preciso uma só coisa treinar muito, não é ir a todos os treinos, repito TREINAR MUITO.


- O QUE É QUE, NA SUA OPINIÃO, SE DEVERIA MELHORAR PARA QUE QUANDO OS ATLETAS FOREM CHAMADOS A DAR O SEU CONTRIBUTO À EQUIPA ESTAREM PREPARADOS A RESPONDER ÀS EXIGÊNCIAS?


A melhorar à sempre e o fundamental é todos os intervenientes serem competentes, ocuparem o seu próprio espaço. Os jogadores TREINAM para ser todos os dias melhores, os treinadores preparam-se, empenham-se na melhoria da qualidade dos treinos, na preparação mental dos atletas e acima de tudo na perspicácia e na antevisão dos problemas que possam vir a existir, os dirigentes DIRIGEM, estão atentos ao funcionamento do grupo, são exigentes, positivos e fazem cumprir a disciplina, o respeito e a educação no grupo todo. Por fim os pais, é um papel muito difícil por todos nós desempenhado e nesta matéria, cada caso é um caso, não há receitas a forma de formar os filhos de os preparar para a vida, de os alertar, de os respeitar é o papel mais complicado de fazer. Deixo uma frase: Ser pai é a coisa mais linda e exigente que nós temos na vida.


-O NUNO LOPES JÁ SE ENCONTRA EM TOMAR À 4 ANOS, DOIS DOS QUAIS A ORIENTAR OS INICIADOS, E COMO TAL TEM UMA OPINIÃO FORMADA SOBRE A FORMAÇÃO LEONINA. COMPARATIVAMENTE A OUTROS CLUBES COMO A CLASSIFICA?


A formação no Tomar têm vindo a ganhar consistência, é sem dúvida a par do Turquel o clube que se vai preparando melhor, não faz mais que a sua obrigação, visto ser o clube mais representativo e conceituado no Ribatejo. Na minha opinião aquilo que se têm que evoluir rapidamente (já o disse a quem de direito) é uma linha de pensamento uniforme, uma estratégia de 4 anos definida e ajustada ano após ano conforme as necessidades, mas que as pessoas de cima sejam firmes nas decisões, abertas ao diálogo, mas não a pressões, sejam exigentes, mas não utópicos, sejam coerentes, sejam presentes e uma coisa muito importante e muito difícil, NÃO COMPLICAR (de maneira nenhuma pretendo aqui criticar o que está a ser feito ou alguém em concreto). Quanto aos outros clubes penso que se têm evoluído bastante no Ribatejo, em Leiria as coisas estão a regredir, mas seria deselegante da minha parte meter-me ou opinar de forma leviana sobre clubes que não conheço, porque já tanta gente a dizer o que não sabe, o que não deve e o que não devia de dizer, que eu seria mais um igual a tantos outros.


-O QUE É QUE AINDA FALTA FAZER PARA SE PODER ATINGIR UM PATAMAR MAIS ALTO DENTRO DA REALIDADE NACIONAL NESTA MODALIDADE?


Acho que se têm evoluído muito nos últimos 10 anos, só que a herança que nos deixaram é muito pesada, conquistada noutros tempos e em que a sociedade era composta e organizada de forma diferente, hoje tudo está mais rápido, competitivo, exigente e com muita crise de valores. Aquilo que é preciso e falta muito na nossa sociedade, são pessoas competentes, sérias, responsáveis, coerentes e que se traduz numa só palavra CARÁCTER (sei que é um comentário vago, mas as coisas vivem de práticas e neste caso, cada um faça a sua bem e sem olhar para a do outro)


- PARA TERMINAR, QUERO AGRADECER A DISPONIBILIDADE PARA O OKJUVTOMAR, E DESEJAR-LHE AS MAIORES FELICIDADES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA, QUE É DEVERAS UM DESAFIO MUITO GRANDE.


Muito obrigado da minha parte. Quanto á próxima época, é um desafio que nós podermos e quisermos, se é muito grande ou muito pequeno depende da nossa capacidade e do nosso querer, da parte que me toca, eu não tenho a mínima dúvida da competência, seriedade para as exercer as minhas funções.


Nota: Não vou responder a comentários anónimos, nem entrar em pormenores individuais, quem quiser, sabe ou pergunte o meu número de telefone e terei todo o prazer em trocar dois dedos de conversa.


Boas férias para todos (para os que dizem mal de tudo e para os que dizem bem de tudo, pois é com todos que nós ficamos melhor preparados)

1 comentário:

ERNANI BATISTA disse...

BOA entrevista, só uma palavra,
É a mister NUNO LOPES.
BOAS FÉRIAS, PARA TODOS.

ERNANI