quarta-feira, 14 de julho de 2010

EQUIPAS JOVENS

BALANÇO DE ÉPOCA

Com o final da época desportiva, é altura de fazer um balanço das equipas do SC Tomar , mostrando em números a prestação das formações leoninas.
Como balanço final pode-se afirmar que o Sporting Clube de Tomar foi na formação o melhor Clube da Associação de Patinagem do Ribatejo, e se não o melhor, uma das que obteve melhores resultados a nivel Regional. É sem dúvidas um ano para recordar no que à formação leonina diz respeito.
Sem contar com jogos particulars e Torneios onde as nossas equipas estiveram envolvidas, foram 198 jogos oficiais a nivel Distrital, Regional e Nacional, o que dá uma ideia da dimensão desta Secção Juvenil no panorama nacional de Hóquei em Patins. E os numeros são elucidativos:

198 Jogos – 145 V – 15 E – 38 D - 1488 G.Marcados – 594 G.Sofridos

Para quem gosta de estatisticas podemos afirmar que a vitória sorriu em 73% das vezes que os nossos jovens atletas envergaram a camisola verde e branca, assim como, a média do resultado final por jogo foi de 7,5 golos marcados e sómente 3 golos sofridos. Excelente.
Mas de qualquer forma deixamos aqui um pouco daquilo que cada escalão fez durante a época 2009-2010:

BENJAMINS

Esta equipa orientada por Pedro Nunes, terminou a sua época de forma imaculada, ao obter como resultado menos positivo, um empate nos jogos realizados.
Mostra que a formação do Sporting continua no bom caminho, com mais uma fornada de qualidade a aparecer.
No Torneio “Convivios”Distrital , a formação de Pedro Nunes obteve 8 vitórias em tantos jogos disputados. No Torneio “Convivio” Regional de Encerramento, a equipa Leonina obteve 9 vitórias e o referido empate no grupo em que estava inserido. Pelo facto de não se apurar nenhuma equipa campeã neste escalão, ficou por confirmar a superiordade desta equipa perante as restantes formações das três associações que estiveram em competição.

TORNEIO “CONVIVIOS” DISTRITAL
8 J – 8 V – 0 E – 0 D - 62 GM – 10 GS

TORNEIO “CONVIVIOS” REGIONAL
10 J – 9 V – 1 E – 0 D – 132 GM – 11 GS

TOTAL
18 J – 17 V – 1 E – 0 D – 194 GM – 21 GS

ESCOLARES

Neste escalão o Sporting apresentou duas equipas, fruto da quantidade de atletas no Clube. Pode-se dizer que foi uma aposta ganha pois o resultado final só pode orgulhar todos aqueles que durante a época deram o seu melhor em prol das equipas em causa, com os resultados a serem melhores que o prespectivado no inicio de época.

EQUIPA “A”

Com um inicio de época algo atribulado fruto da mudança em pouco mais de dois meses de dois treinadores, seria Vasco Silva, que até então estava com a responsabilidade das escolas do Clube, que esta formação acabaria por estabilizar e com isso dar um salto qualitativo no hoquei que praticou na restante época.
Com um terceiro lugar no Torneio “Convivio” organizado pela APR, seria no Torneio Regional que a qualidade do hóquei praticado por esta equipa seria relevada, com a obtenção do 1.º lugar do seu grupo. Na final four acabariam por ficar no segundo lugar , logo atrás do HC Turquel. Época notável desta equipa que sob a orientação de Vasco Silva surpreendeu pela positiva todos os que acompanharam a sua campanha nas provas onde intervieram.

TORNEIO “CONVIVIOS” DISTRITAL
12 J – 7 V – 3 E – 2 D - 57 GM – 36 GS

TORNEIO “CONVIVIOS” REGIONAL – 3.º LUGAR
12 J – 11 V – 0 E – 1 D – 83 GM – 29 GS

FINAL FOUR – 2.º LUGAR
2 J – 1 V – 0 E – 1 D – 9 GM – 13 GS

TOTAL
26 J – 19 V – 3 E – 4 D – 149 GM – 78 GS

EQUIPA “B”

Esta formação orientada por Pedro Nobre esteve ao seu nivel, ou seja mostrou no panorama regional, ser uma das melhores senão a melhor equipa neste escalão.
Com um percurso quase imaculado, seria surpreendida na final four frente à equipa do Turquel, perdendo com estes o único encontro em toda a época em jogos oficiais. O facto de aí ter perdido a oportunidade de vencer esta prova regional não lhe tira o mérito de ser uma das melhores equipas e onde o Clube deposita as maiores esperanças na maior parte destes atletas para o futuro.

TORNEIO “CONVIVIOS” DISTRITAL – 1.º LUGAR
12 J – 11 V – 1 E – 0 D - 93 GM – 26 GS

TORNEIO “CONVIVIOS” REGIONAL
12 J – 11 V – 0 E – 1 D – 153 GM – 14 GS

FINAL FOUR – 3.º LUGAR
2 J – 1 V – 0 E – 1 D – 16 GM – 5 GS

TOTAL
26 J – 24 V – 1 E – 1 D – 262 GM – 45 GS

INFANTIS

Sob a orientação de Manuel Vitorino, esta equipa de Infantis partia para o Campeonato Regional com legitimas esperanças a conseguir um lugar no Nacional da categoria, mas o facto de ser uma formação com algumas lacunas no seio do grupo, viria a revelar-se decisivo no final da prova, não conseguindo o objectivo proposto.
Mas seria na prova regional entretanto realizada que o melhor dos seus elementos seria revelado, com a equipa leonina a presentear os sócios com jogos de elevada qualidade, e prova disso foi a presença na Final Four do Torneio Regional de Encerramento onde perderia na final com a AA Coimba, equipa que vinha do Nacional e que obtivera o titulo de Vice Campeã Regional.

CAMPEONATO REGIONAL – 7.º LUGAR
14 J – 9 V – 0 E – 5 D - 96 GM – 33 GS

TORNEIO REGIONAL ENCERRAMENTO – 2.º LUGAR
18 J – 15 V – 2 E – 1 D – 130 GM – 38 GS

TOTAL
32 J – 24 V – 2 E – 6 D – 226 GM – 71 GS

INICIADOS

Esta equipa era à partida a favorita para arrecadar o troféu do Campeonato Regional da categoria e não defraudou, vencendo o HC Turquel na Final Four em Mira, obtendo aí o passaporte para o Nacional.
Sob a orientação de Nuno Lopes a equipa de Iniciados esteve dentro daquilo que se esperava dela, conseguindo um feito até agora inédito no Clube para este escalão, que foi a presença entre as oito melhores formações Nacionais. Era esse o objectivo dos responsáveis dos Leões, com os atletas a cumprirem na integra aquilo que lhes foi pedido.
Com um percurso firme esta equipa leonina, deixou indicações muito positivas, claudicando já no final da prova nacional, fruto talvez da inesperiência da esmagadora maioria dos seus atletas em saber lidar com uma pressão a que não estavam habituados. Mas só com a presenca nestas provas é que se pode ganhar “calo” para estas andanças. Estes bravos jogadores deixaram em muitos dos jogos que realizaram um bom cartaz do hóquei que praticaram e um sinal muito positive do trabalho que se realiza no SC Tomar.

CAMPEONATO REGIONAL – 1.º LUGAR
14 J – 13 V – 0 E – 1 D - 115 GM – 34 GS

CAMPEONATO NACIONAL - 1.ª FASE
10 J – 6 V – 2 E – 2 D – 43 GM – 29 GS

CAMPEONATO NACIONAL - 2.ª FASE – 8.º LUGAR
6 J – 1 V – 0 E – 5 D – 12 GM – 25 GS

TOTAL
30 J – 20 V – 2 E – 8 D – 170 GM – 88 GS



JUVENIS

Os Juvenis que tiveram como timoneiro Fernando Vaz, conseguiram repetir a proeza de se qualificarem para o Nacional da categoria e provar que quantidade não é sinónimo de qualidade, ou seja com uma equipa muito limitada em numero de jogadores o técnico leonino soube dentro das limitações existentes no plantel levar a bom porto esta nau.
Com um inicio no Campeonato Regional a todos os niveis notavel, conseguiram durante a segunda volta da prova gerir da melhor forma os pontos amealhados e assim garantir a presence na Final Four da prova regional e por sequência a presence no Campeonato Nacional. Com um percurso algo discreto na prova rainha, acabariam por se redimir no Torneio regional de Encerramento, perdendo sómente na final com o HC Turquel, mostrando assim que o trabalho realizado pelo seu técnico durante esta época acabaria por ser premiado.

CAMPEONATO REGIONAL – 4.º LUGAR
14 J – 10 V – 0 E – 4 D - 90 GM – 61 GS

CAMPEONATO NACIONAL - 1.ª FASE
10 J – 3 V – 1 E – 6 D – 43 GM – 53 GS

TORNEIO REGIONAL ENCERRAMENTO – 2.º LUGAR
8 J –5 V – 2 E – 1 D – 53 GM – 29 GS

TOTAL
32 J – 18 V – 3 E – 11 D – 186 GM – 143 GS

JUNIORES

A equipa mais velha da formação leonina teve uma época que se pode considerar excelente, primeiro por após vários anos arredada dos Campeonatos Nacionais ter conseguido esse feito ao obter o 2.º lugar no campeonato regional logo atrás do HC Turquel que esteve na Final Four Nacional da categoria, e em segundo, por ter vencido o Torneio Regional de Encerramento, terminando da melhor forma a sua prestação esta época.
Com Jorge Godinho como responsável técnico da equipa leonina, esta seria surpreendida a meio do Campeonato Regional com a saída do técnico que foi convidado a ir treinar a equipa senior do Tigres de Almeirim. Seria Ricardo Cardoso a tomar conta da equipa, e essa alteração no comando técnico da formação leonina seria a determinada altura das provas onde a equipa estava inserida responsável pelo abaixamento do rendimento colectivo. Com processos diferentes do técnico anterior, foi necessário algum tempo até os atletas leoninos assimilarem novas metodologias de jogo. Mas passado esse periodo a equipa acabou por mostrar no campo uma qualidade que à muito não se via por estas bandas no que diz respeito aos Juniores. E prova disso foi a vitória no Torneio Regional de Encerramento com a equipa leonina a terminar a prova só com vitórias nos jogos realizados.

CAMPEONATO REGIONAL – 2.º LUGAR
16 J – 12 V – 1 E – 3 D - 179 GM – 63 GS

CAMPEONATO NACIONAL - 1.ª FASE
10 J – 3 V – 2 E – 5 D – 46 GM – 54 GS

TORNEIO REGIONAL ENCERRAMENTO – 1.º LUGAR
8 J –8 V – 0 E – 0 D – 76 GM – 31 GS

TOTAL
34 J – 23 V – 3 E – 8 D – 301 GM – 148 GS

1 comentário:

Anónimo disse...

Os juniores deram uma nova imagem em relação a competitividade deste escalão em anos transactos.
Porém para o ano sem o ivo silva , e segundo ouvi sem o daniel e o tiago , vai ser complicado manter o nível
Mas eu acredito em vocês todos e especialmente no treinador !
Força ScTomar
Ass: NN