quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
ESCOLARES
domingo, 22 de fevereiro de 2009
No passado Sábado, em jogo de carácter particular, o SC Tomar recebeu o Sporting CP em Juniores, tendo perdido por 7-4.
Aproveitando o interregno do Campeonato Distrital de Lisboa, e pelo facto de as equipas Ribatejanas, estarem sem competição há cerca de um mês, a Secção Juvenil do SC Tomar, convidou a equipa Júnior do Sporting CP a realizar um encontro, convite este aceite pela formação Lisboeta.
Foi um encontro que serviu essencialmente para dar oportunidade aos técnicos de rodar todos os jogadores. A equipa de Lisboa com um conjunto mais forte e homogéneo, venceu este particular, onde o destaque para a formação do Sporting CP vai por inteiro para Gonçalo Alves, Juvenil de 1.º ano, que com a sua entrada dinamizou o jogo Leonino, para além dos golos que marcou, sendo decididamente o elemento do jogo.
Jogo equilibrado com a equipa do SC Tomar a ter mais tempo de posse de bola no primeiro período, e a criar oportunidades para poder dilatar o marcador. O intervalo chegou com 2-2 no placard.
Os Tomarenses adiantam-se no marcador logo no inicio do 2.º tempo, mas Gonçalo Alves alterou por completo a história do jogo, fazendo com a sua entrada a equipa jogar mais rápido, e pondo no espaço de poucos minutos o resultado a favor do SCP em 6-3. A diferença física entre os dois conjuntos foi evidente, com o SC Tomar a claudicar nos últimos minutos de jogo, e onde o Sporting CP por varias vezes poderia aumentar o marcador.
Realce para Eduardo Simões, autor dos 4 golos do SC Tomar, e para a postura das duas formações, que sem nada em disputa, procuraram de forma leal atingir os objectivos no jogo.
SC Tomar: Carlos Tomáz, Eduardo Simões (4), David Gonçalves, Carlos Ferreira, André Abreu; César Francisco, Tiago Duarte, Carlos Martins e Hélio Sousa
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Decorreu no passado Domingo, no cidade do Entroncamento, no Pavilhão “Albano Mateus”, o 3.º encontro de Bambis, desta feita sob a responsabilidade do União FE.
Com a participação da equipa da casa, do SC Tomar e HC Turquel, tivemos a oportunidade de assistir aos encontros que estas equipas fizeram pela manhã soalheira do passado Domingo.
Acima de tudo, e para além dos resultados obtidos, importa salientar a salutar disposição de todos os atletas que intervieram nestes encontros. A sua alegria em campo acaba por contagiar quem tem a oportunidade de assistir aos jogos. Para alguns é a primeira (e esperamos nós, que seja só o inicio dos muitos que terão a oportunidade de fazer) vez que pisam um rectângulo de jogo para um encontro a “sério”. E aí é vê-los a brilhar para a plateia, com as suas habilidades, perante o olhar embevecido dos seus progenitores.
Mas voltemos aos jogos. Os jovens pupilos de Pedro Nunes, coadjuvado por Carlos Xavier, iniciaram a série de jogos tendo defrontado o União FE, e mais uma vez não deixaram os créditos por mão alheia, pois venceram a sua congénere por 5-0. Com mais “rodagem”, os nossos pequenos grandes atletas, não tiveram dificuldades para levar de vencida a aguerrida e muito bem orientada equipa do União FE.
O segundo jogo teve como oponente o HC Turquel, e mais uma vez a nossa formação obteve uma vitória por 8-0, frente a uma equipa ainda a dar os primeiros passos, nesta modalidade, mas que mostraram que lá para os lados de Turquel também se trabalha e bem na formação.
Em suma, uma manhã diferente para os nossos pequenotes, que pela hora do almoço regressaram a casa, com o sentido de dever cumprido, e mais umas histórias para contar aos seus pais.
Jogaram nestes encontros os seguintes atletas:
Francisco Beirante (gr), Henrique Nunes, Nuno Ferreira, Tomás Reis, João Oliveira, António Marante, Luís Santos, Afonso Silva, Pedro Plácido e Bernardo Santos
Os Infantis do SC Tomar voltaram a perder, desta feita em Tomar com o Sporting CP, por 1-0, e onde a sorte manifestamente anda arredada da equipa de Manuel Vitorino.
Sabendo que pela frente iria encontrar uma formação com ambições diferentes da nossa equipa, os jogadores Tomarenses, encararam este jogo com a convicção de poderem vencer a forte equipa Lisboeta.
A primeira parte mostrou a equipa de Lisboa a ter a iniciativa de jogo, com a formação de Tomar a defender muito bem, onde se destacava Carlos António, o guardião Nabantino. Embora dando a iniciativa ao adversário, a equipa de Tomar sempre que podia procurava em saídas rápidas criar situações de golo, que a defensiva do SCP foi anulando. O intervalo chegava com o nulo no marcador, resultado que se ajustava ao que se tinha passado no recinto de jogo.
A segunda parte começa praticamente com o golo do Sporting CP. Num remate de longe do seu capitão, um defesa Tomarense na tentativa de interceptar o esférico, acaba fazer auto golo, com a bola a trair o guardião Nabantino. A partir daí, foi o SC Tomar a ter a iniciativa do jogo, com a equipa de Lisboa a tapar da melhor maneira todas as tentativas, que os jogadores do Tomar iam criando. Os últimos minutos foram de parada e resposta, e onde só por mero acaso não surgiram mais golos.
Uma derrota amarga para os pupilos de Manuel Vitorino, que mereciam no mínimo o empate. Resta trabalhar com o mesmo afinco que tem mostrado nestes jogos do Nacional, que a vitória surgirá naturalmente.
SC Tomar: Carlos António (gr), Francisco, Rafael, Tiago e André; Gonçalo, Rúbem, Fábio, Gabriel e Carlos Miguel (gr)
Campeonato Nacional Infantis
2.ª jornada
SC Tomar - Sporting CP 0-1
Santa Cita – Stuart Carvalhais 1-2
HC Turquel – HC Sintra 4-2
Classificação:
Sporting CP, Stuart Carvalhais, 6 pontos; HC Turquel, 3; Santa Cita , HC Sintra, 1; SC Tomar, 0
A nossa equipa de Juvenis deslocou-se ao Tojal onde defrontou o Sporting CP, em jogo que contou para a 2.ª jornada do Campeonato Nacional de Juvenis, tendo sido derrotada por 9-1.
A formação orientada por Fernando Vaz até nem começou mal, pois Gustavo Laranjeira, logo aos dois minutos, inaugurou o marcador para o SC Tomar. Embora fosse ainda cedo para se poder avaliar o jogo, foi importante para o conjunto Tomarense tomar a dianteira do jogo. Mas ainda não tinha entrado em campo o melhor elemento do encontro, o Sr. Árbitro, que segundo palavras dos responsáveis do SC Tomar foi decisivo no desenrolar do jogo, para o descambar da estratégia montada, por Fernando Vaz. Com decisões despropositadas, em claro prejuízo do SC Tomar, foi sem surpresas que o Sporting CP chegaria ao intervalo a vencer por 4-1.
O segundo tempo serviu para confirmar o melhor conjunto Leonino, que através dos seus elementos mais influentes, chegaria ao 9-1 no final do jogo.
Sem que se possa apontar nada ao comportamento das duas equipas, que se bateram de forma leal dentro do recinto de jogo, o mesmo não se pode dizer do árbitro, que ao todo conseguiu assinalar 4 grandes penalidades e 3 livres directos contra a formação Tomarense, que só por si, é indiciador do que se passou no Tojal.
Uma palavra de apreço para os nossos atletas que souberam gerir de forma exemplar as suas emoções, perante uma arbitragem muito fraca, que prejudicou claramente o espectáculo. O SC Tomar tem todas as condições para já no próximo encontro obter a sua 1.ª vitória neste campeonato, se diga-se só por manifesto azar ainda não aconteceu.
SC Tomar: Renato Godinho, Pedro Vitorino, António Cardoso, Gustavo Laranjeira (1), Ricardo Marucho; Alexandre Marques, João Carlos Silva e Luís Francisco
Campeonato Nacional Juvenis
2.ª jornada
SC Portugal - SC Tomar 9-1
AE Física D - HC Turquel 3-2
SC Marinhense – S Alenquer B 5-3
1.º Sporting CP, 6 pontos; AE Física D, 4;HC Turquel, SC Marinhense, 3; SC Tomar, 1; S Alenquer B, 0.
A equipa de Iniciados venceu este fim de semana a forte formação do Sporting CP, por 5-4 em jogo que contou para a 2.ª jornada do Camp. Nacional.
Foi uma vitória justa de uma equipa que mostrou garra, união e muito querer, lutando até ao ultimo segundo do jogo pelo resultado, dando uma lição de humildade e de entreajuda, que foram fundamentais para esta vitória tão saborosa.
Começo de jogo com sinal mais para a equipa de Nuno Lopes, que logo nos minutos iniciais poderia ter marcado. Apostando mais no contra ataque, a equipa Tomarense acaba por inaugurar o marcador aos 5 minutos quando Pedro Martins dá o melhor seguimento a um passe de Hernâni.
A equipa Lisboeta a jogar numa toda lenta, permitia que os nossos jogadores, fossem anulando as investidas do ataque do Sporting. Mas uma perda de bola a meio campo permitiu o empate à formação de Lisboa, quase a terminar o 1.ª tempo.
O segundo período começa praticamente como 2.º golo dos visitantes. Pensou-se aí, que estaria definido o vencedor do jogo. Puro engano. Com a equipa de Lisboa a subir no terreno, Hernâni, a passe de Pedro Martins, numa jogada de puro contra ataque, faz o empate na partida. A formação de Nuno Lopes, acredita, e Pedro Martins numa jogada individual aparece na cara do guardião Leonino e não perdoa, fazendo o 3-2. A equipa de Lisboa ainda não refeita do golo, sofre o quarto tento de autoria de Edgar, que aproveita um desentendimento da defensiva Lisboeta para aumentar o score.
Ainda havia 5 minutos para terminar a partida, e foi neste período, que se viu a verdadeira equipa do Sporting CP, que caiu literalmente encima da nossa defesa, à procura de inverter o resultado. E foi neste período que Renato Rodrigues, o nosso guardião, foi adiando até ao limite, através de defesas apertadas, a alteração no marcador. A pressão exercida pelo Sporting , acaba por dar frutos com dois golos a um minuto do final.
Quando tudo indicava que o empate seria o resultado final, Pedro Martins a 7 segundos do términus do encontro, já dentro da área, consegue aguentar a pressão dos defesas adversários e anicha a bola no fundo da baliza do guardião visitante, para gáudio da imensa plateia que assistia ao encontro, e também eles a vibrar com as incidências do jogo.
Vitória que assenta que nem uma luva à equipa Tomarense, pela sua postura em campo, pelo acreditar que podiam inverter o resultado a seu favor, e que após duas jornadas os catapulta para o 1.º lugar do Grupo C do campeonato Nacional de Iniciados.
SCTOMAR: Renato Rodrigues (gr), Vasco Simões, Pedro Martins (3), Edgar Costa (1), Hernani Diniz (1); João Adrião, Mariana Jesus, João Flores, Ricardo Peres e David Sousa (gr)
Resultados
SC Tomar - Sporting CP 5-4
Alcobacense – HC Santarém 2-1
Ol. Hospital – HC Sintra 2-2
Classificação:
SC Tomar, 6 pontos; HC Sintra, 4; Sporting CP e Alcobacense, 3; Ol. Hospital, 1; HC Santarém, 0
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
SC Tomar: Carlos António (gr), Francisco , Rafael , André e Tiago (1); Gonçalo, Rúbem, Fábio, Gabriel e Carlos Miguel (gr)
Campeonato Nacional de Infantis
1.ª Jornada
Resultados
Stuart Carvalhais-SC Tomar 3-1
Sporting CP-HC Turquel 3-1
HC Sintra-Santa Cita 1-1
Classificação:
Sporting CP e Stuart Carvalhais, 3 pontos; Santa Cita e HC Sintra, 1; SC Tomar e HC Turquel, 0
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
A equipa de Juvenis do SC Tomar, após alguns anos afastada dos Nacionais, regressou este ano, fruto da vitória no Campeonato Regional da passada época.
Com um técnico novo no Clube e uma equipa renovada, a formação Tomarense, recebeu nesta 1.ª jornada o AE Física, equipa que também ascendeu ao Nacional em virtude de ter vencido o Distrital de Lisboa.
Entrando em jogo algo apática e um pouco nervosa, a nossa equipa demorou a encontrar-se, demonstrando alguma irregularidade nas movimentações tanto defensivas como atacantes. Disso se aproveitou a equipa forasteira para numa jogada algo confusa inaugurar o marcador. A formação leonina, sentiu este golo, demorando alguns minutos até acertar nas marcações, mas a partir do meio do primeiro tempo, consegue através de jogadas individuais aproximar-se da baliza adversária. E seria numa jogada iniciada por Gustavo Laranjeira, com este a rematar para defesa incompleta do guardião forasteiro e António Cardoso à boca da baliza a não perdoar, empatando o marcador a uma bola. O SC Tomar como que acordou, e partir daí conseguiu encostar a equipa de Torres Vedras à sua defesa, mas a 12 segundos do intervalo sofre o segundo golo, resultado com que se chegou ao intervalo.
O segundo tempo trouxe uma equipa do SC Tomar com outra atitude, para melhor, a jogar mais apoiada, com mais garra, empurrando a equipa do Física para a sua defesa, e não permitindo que estes se aproximassem da baliza de Renato Godinho. As oportunidades foram surgindo, mas o guardião do Física, o melhor elemento em campo, foi adiando a alteração no marcador. Decorriam 5 minutos de jogo quando Alexandre Marques dá o melhor seguimento a uma jogada de envolvência do ataque leonino, para empatar a partida. A equipa de Fernando Vaz, não se contentou com o empate e continua a pressionar o último reduto do Física, e quando eram decorridos sensivelmente 12 minutos da segunda parte, Ricardo Marrucho põe pela primeira vez o Sp. Tomar na frente do marcador. A partir deste momento o SC Tomar de forma inteligente soube circular a bola pelos seus jogadores, convidando o Física a ir à procura do esférico, podendo assim criar desequilibrios aos seus adversários. Com o passar dos minutos, viu-se uma equipa leonina segura, com mais tempo de posse de bola, perante uma formação que pouco arriscava, entrando o jogo numa toada morna.
Mas tudo se alterou, a 20 segundo do fim, quando numa situação de bola controlada na nossa defensiva, e podendo partir para o meio campo adversário, os nossos defesas precipitam-se perdendo a bola de forma infantil, que por capricho do destino fica à mercê de dois atletas Torrejanos, que sem demora aproveitam para empatar a partida perante um desamparado Renato Godinho, impotente para parar aquela bola.
O final chegava pouco depois, com os atletas leoninos, ainda atónicos com aquilo que lhes acabava de acontecer, deixando voar dois pontos que estavam perfeitamente ao seu alcance.
Um empate que soube a pouco, depois de terem conseguido inverter o resultado no marcador, e terem merecido chegar ao final do jogo com a vitória, que era justa, diga-se, por aquilo que fizeram em especial no segundo tempo, mas que por alguma precipitação acabaria por ser fatal, permitindo a uma pouco ambiciosa equipa do Física sair de Tomar com um empate no bornal.
SC Tomar: Renato Godinho, Pedro Vitorino, António Cardoso, Gustavo Laranjeira, Ricardo Marucho; Alexandre Marques, João Carlos Silva e Luís Francisco
Campeonato Nacional de Juvenis
1.ª jornada
SC Tomar – AE Física D -3-3
HC Turquel – SC Marinhense – 5-2
S Alenquer B - SC Portugal- Adiado
1.º HC Turquel, 3 pontos; SC Tomar, AE Física D, 1 ; S Alenquer B, SC Portugal, 0 (menos 1 jogo) e SC Marinhense 0.
VITÓRIA DA RAÇA E DO QUERER
A equipa de Iniciados venceu de forma clara e inequívoca a formação do HC Santarém por esclarecedores 6-0, em jogo que contou para a 1.º jornada do Campeonato Nacional da categoria, matando dessa forma “o borrego”, uma vez que a ultima vitória desta equipa Leonina frente à formação Scalabitana já remontava da época 2004-2005 quando esta mesma equipa, ganhou precisamente em Santarém o Torneio Distrital de Infantis B (Escolares) por 3-2.
Por coincidência do calendário, ditou que as duas equipas Ribatejanas, se encontrassem logo na 1.ª jornada, desta feita em Santarém, reeditando assim um derby, entre as duas mais fortes formações Ribatejanas.
Os atletas do SC Tomar encararam este jogo de uma forma especial, pois sentiram que a vitória dos seus adversários no Campeonato Distrital, era uma pedra no sapato, e foi com um espírito de união e total entrega ao jogo, que fez que esta jovem equipa leonina fosse para dentro do ringue desinibida e ciente do seu valor.
Foi um jogo intenso, com a adrenalina ao máximo, e onde a mais valia técnica e táctica do SC Tomar foi determinante para a vitória, tendo sido festejada de forma efusiva pelos nossos pequenos atletas no final do jogo, também eles sentindo que finalmente tinham mostrado em campo a sua superioridade frente aos seus opositores.
Entrando decidida, mas consciente do valor da equipa adversária, a equipa leonina, aproveitou ao máximo as saídas rápidas para o contra ataque, criando logo nos instantes iniciais, perigo na baliza adversária. E foi sem surpresa que numa incursão pelo lado direito, Pedro e Hernâni combinam bem com este ultimo a finalizar da melhor forma, inaugurando assim o marcador. O Santarém sentiu o golo, subindo mais a sua equipa, o que seria fatal, porque em mais uma jogada de contra ataque Edgar dá o melhor seguimento à jogada, aumentando para 2-0, resultado com que se atingiu o intervalo.
O segundo tempo trouxe uma equipa Leonina serena e expectante, procurando aproveitar os erros que os seus oponentes iam fazendo. Com um Hernâni endiabrado no ataque, a pôr a cabeça em água aos defesas Scalabitanos, aumentava para 3-0, numa jogada onde a velocidade, foi crucial para enganar o guardião da casa. Sentiu-se nesse momento que a vitória era certa, perante um adversário valoroso mas sem soluções, e seria num rápido contra ataque que Edgar na cara do guardião adversário não perdoou e aumentou o score para 4-0. O Santarém procurava a todo o custo, diminuir a vantagem, mas Hernâni mais uma vez a ser mais rápido fazendo o seu terceiro golo, e quinto da equipa. Mas o melhor estava guardado para o fim do jogo, quando Mariana num excelente pormenor técnico, faz um chapéu ao desamparado guardião Scalabitano, fechando o marcador em 6-0 para o SC Tomar.
Vitória justa num jogo onde o destaque vai por inteiro para todos os jogadores do SC Tomar pela entrega e união demonstradas em campo, factor decisivo para esta vitória tão saborosa.
SC Tomar: Renato Godinho, Vasco Simões, Pedro Martins, Hernâni Dinis (3), Edgar Costa (2); João Adrião, João Flores, Mariana Jesus (1), Luís Vicente e Duarte Simões
Campeonato Nacional de Iniciados
1.ª jornada
HC Santarém-SC Tomar – 0-6
SC Portugal-Oliveira Hospital – 6-2
HC Sintra-Alcobacence – 7-1
1.º SC Tomar, HC Sintra e SC Portugal, 3 pontos; Ol. Hospital, Alcobacence e HC Santarém, 0 pontos.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
CAMPEONATO NACIONAL
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
O Sp. Tomar sucumbiu na última jornada do Campeonato Distrital de Infantis, ao perder com o Santa Cita por 5-2 no Pav. “Jácome Ratton”, num jogo onde o empate chegava para o Sp. Tomar renovar o titulo de Campeão de Infantis da AP Ribatejo.
Num jogo aguardado com enorme expectativa, e onde a maior pressão seria para a formação de Santa Cita, pois necessitava da vitória para chegar ao Titulo Distrital, aconteceu o inverso, como os jovens jogadores leoninos a serem traídos pelos nervos de um jogo decisivo.
Terá sido provavelmente o pior jogo que esta formação realizou esta época, com os seus jogadores mais influentes a claudicarem na hora da verdade.
A equipa de Santa Cita, teve o mérito de saber esperar pela hora certa para inflingir aos leões, a derrota mais dolorosa deste Campeonato. Apresentou um jogo muito organizado em termos defensivos, dando ao Sp. Tomar a iniciativa de jogo, aproveitando as falhas ofensivas dos jovens Tomarenses, para provocar o caos na defensiva leonina.
Foi sem surpresa, para quem estava a assistir ao jogo, quando ao intervalo o marcador registava 3-0 a favor do Santa Cita.
A segunda parte da formação orientada por Manuel Vitorino foi diferente para melhor, com os jogadores leoninos a mostrarem uma postura e atitude mais perto daquilo que podem fazer. O Sp. Tomar consegue marcar dois golos, através de Tiago e Francisco Neves, trazendo a incerteza no marcador, quando faltavam ainda 7 minutos para terminar a partida. Rafael Godinho, numa jogada de insistência falha o empate de forma incrível, e é talvez aí que se decide este jogo.
O Sp. Tomar acreditou que ainda era possível o empate, e lança-se desesperadamente ao ataque, o que seria fatal nos último minuto da partida, pois seria nesse período que o Santa Cita marcaria mais dois golos, confirmando assim a vitória no jogo e o respectivo Campeonato Distrital.
Com uma arbitragem com decisões algo controversas, em prejuízo claro para o Sp. Tomar, poderá ter sido também decisivo para o desfecho final da partida. De qualquer forma, esta equipa do Sp. Tomar vai participar no Nacional da categoria, e aí, esperamos nós, sejam capazes de dar uma imagem mais real do valor desta formação.
Resultados da 10 jornada
SC Tomar-Santa Cita -2-5
HC Os Tigres-HC Santarem B-2-2
HC Santarém A-J. Ouriense - 6-0
Classificação
Santa Cita, 28 pontos; SC Tomar, 25; HC Santarem A, 15; J. Ouriense, 12; Tigres, 7; HC Santarem B, 1