PEDRO NUNES
Formado como jogador nas escolas do Sporting de Tomar fez todo o seu percurso aí, chegando até à equipa Sénior leonina. Por motivos pessoais sairia , mas acabaria por regressar sendo então um dos esteios da formação Tomarense. Ainda jogou em Ourém e Santa Cita, onde terminou a sua carreira hoquistica.
Mas nestes anos manteve-se sempre ligado à formação do Clube. Desde 2002 até 2007 formou um grupo, hoje já Iniciados que deram muitas alegrias ao Clubes vencendo em praticamente todos os anos as provas distritais. Voltou às origens, orientando uma nova fornada de atletas que começam já a dar cartas no panorama regional. Fomos saber a sua opinião sobre a época que agora termina, e os projectos para o futuro.
- TERMINADA A ÉPOCA DESPORTIVA, QUAL O BALANÇO QUE PODES FAZER DO PERCURSO DESTA EQUIPA DE BENJAMINS?

- ESTA ÉPOCA HOUVE A JUNÇÃO DOS CLUBES RIBATEJANOS ÀS ASSOCIAÇÕES DE COIMBRA E LEIRIA.COMO VÊS O TRABALHO QUE ESTÁ A SER FEITO NOS CLUBES DAS OUTRA ASSOCIAÇÕES?

MESMO COM EQUIPAS DE 3 ASSOCIAÇÕES, A EQUIPA LEONINA QUASE NÃO TEVE OPOSIÇÃO NESTE ESCALÃO. TENS ALGUMA IDEIA DO PORQUÊ?

Essa equipa é o meu orgulho, porque foi um trabalho de sete anos, que iniciei elaborando um projecto com o objectivo de permitir ao Sporting de Tomar voltar a ter equipas campeãs distritais, na altura estávamos a passar uma crise nesse capítulo. No segundo ano de trabalho fomos campeões distritais, e daí para a frente poucos perdemos. Aliás este grupo que agora está na fase final do nacional nunca perdeu um distrital. Ainda tenho esperança de ver um deles nas selecções jovens ou na selecção feminina. O projecto foi interrompido porque na altura todos iam subir a iniciados e encontrar a outra parte da equipa na qual estava o meu irmão. Achei que para ser justo para todos era melhor interromper esse projecto, pois eu não queria que a minha imparcialidade fosse posta em causa.
- CERCA DE 10 ANOS DE PERCURSO COMO TÉCNICO, DENTRO DO QUADRO DE TREINADORES DA SECÇÃO JUVENIL LEONINA, ÉS JÁ O DECANO DO GRUPO. MUITOS DOS JOGADORES QUE ESTÃO A EVOLUIR NO CLUBE COMEÇARAM NAS TUAS MÃOS. ACHAS QUE O TRABALHO EFECTUADO ESTÁ A SER DEVIDAMENTE APROVEITADO?
Todos os atletas com que eu lidei foram e são “avisados” desde cedo que, à medida que vão passando de escalão, a exigência é cada vez maior e só alguns chegam lá acima. Muitas vezes eles olham para mim e eu percebo que eles não estão a acreditar no que lhes digo, só quando começam a passar mais tempo no banco a ver os colegas a jogar é que percebem que tenho razão. É uma selecção que tem que ser feita, muitas vezes dolorosa, mas nem todos podem chegar a seniores. Actualmente o único atleta sénior formado no Sporting de Tomar é o Costa. É pouco, mas acredito que daqui para a frente a qualidade dos atletas vai aumentar e consequentemente também o número de atletas seniores que se formaram no clube.
- ESTA EXPERIÊNCIA PERMITE-TE AVALIAR O QUE DE BOM E DE MENOS BOM TEM SIDO FEITO NO CLUBE. QUERES DAR UMA OPINIÃO PESSOAL SOBRE ESTE PONTO?
Acho que no futuro o Sporting de Tomar deve tentar aproveitar um número maior de atletas formados no clube, a exemplo do Turquel, porque a qualidade irá aumentar e assim maximizar o investimento feito na formação dos mesmos. Já há alguns anos que os jogadores que chegam a seniores são reforços de clubes da zona que aproveitam todo o investimento que o Sporting de Tomar teve nesses mesmos atletas. De positivo, termos subido de divisão, já que permite aos nossos atletas assistirem ao melhor hóquei nacional. Também, como já tinha salientado antes toda a estrutura organizativa da Secção Juvenil do Sporting de Tomar que deve continuar a funcionar como até aqui, permitindo cada vez mais que a qualidade das suas equipas seja melhor.
- PARA TERMINAR, QUERO AGRADECER A DISPONIBILIDADE PARA O OKJUVTOMAR, E DESEJAR-TE AS MAIORES FELICIDADES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA.
Obrigado, desejo-te também que continues o Bom Trabalho de divulgação do hóquei patins.
Sem comentários:
Enviar um comentário