sexta-feira, 31 de julho de 2009

BALANÇO FINAL

Terminada a época, desportiva é tempo de analisar e avaliar o que foi feito durante a época escalão a escalão.
Se considerarmos os números apresentados, e estes referem-se só a jogos oficiais, não estando contabilizados os encontros de carácter particular e Torneios, pode afirmar-se sem grandes duvidas que o SC Tomar teve uma prestação no cômputo geral bastante positivo.
Do gráfico que se encontra mais abaixo podem-se tirar conclusões sem margens de dúvidas, e aí podemos ver que dos 167 jogos realizados só 33% (55 derrotas) foram negativos, tendo 55% de resultados positivos referente a 92 vitórias.
Também dá para ver que a equipa de Iniciados foi aquela que melhores resultados obteve, com uma média por jogo bastante satisfatória. Foi claramente a que sofreu menos derrotas (3) todas elas no Nacional e por margem mínima, e teve o 2.º melhor ataque assim como a segunda melhor defesa entre as equipas Leoninas.
Os Benjamins foram os mais certeiros (com 220 golos) e na antítese estiveram os Juvenis 95 bolas certeiras), embora com a atenuante de a maior parte dos seus jogos serem referentes ao Nacional, onde a exigência é muito maior.
Em termos defensivos foi a equipa de Infantis que mostrou melhor eficácia (56 golos sofridos), e do outro lado da barricada estiveram os Escolares que viram a bola atravessar a sua baliza por 140 vezes.
Através dos números podemos tirar conclusões, embora as interpretações das mesmas são sempre susceptíveis de várias análises.
Deixo aqui uma pequena análise que fiz das equipas do SC Tomar sobre as prestações nas várias provas em que tiveram envolvidas.




BENJAMINS

O nosso escalão mais jovem teve duas fases. A primeira em que competiram duas equipas, e estiveram envolvidas no Torneio Convívio, e onde a equipa A foi incontestavelmente a melhor formação Ribatejana. Sobre orientação de Pedro Nobre e composta por elementos quase todos de ultimo ano, não tiveram dificuldades nos encontros efectuados, vencendo todos os encontros nesta prova. A equipa B que foi orientada por Sérgio Dantas, composta por jogadores mais novos, sentiu em campo a maior maturidade e evolução dos seus adversários, tendo averbado derrotas nos jogos realizados neste Torneio.
Com o início dos Torneio Convívios Regionais, os responsáveis técnicos do SCT, fizeram subir a maior parte dos elementos da equipa “A” para o escalão de Escolares, e refazer a equipa de Benjamins que ficou a cargo de Pedro Nobre e Sérgio Dantas, para o referido Torneio. Veio a provar-se que foi a melhor opção para a equipa de Benjamins que realizou uma prova excepcional, conseguindo apurar-se para a Final-Four terminando este Torneio Regional na 4.ª posição.





ESCOLARES

Rui Nunes teve a seu cargo a orientação técnica da equipa de Escolares, que no Torneio Convívio, terminou a sua prova na segunda posição do seu grupo.Na prova Regional que se seguiu, esta formação sofreu algumas mexidas com a vinda de uma segunda equipa para este escalão, havendo ajuste na formação das duas equipas. A equipa B que ficou a cargo de Pedro Nobre e composta por elementos de 1.º ano e alguns Benjamins acabou por fazer uma prova que superou as expectativas, com a equipa a terminar a sua prestação na 1.ª posição do seu grupo, e a ter como prémio a presença na Final-Four, tendo obtido o 3.º lugar nesta prova regional. A equipa “A” embora com resultados mais modestos terminou a época em crescendo com a maioria dos seus atletas a mostrarem uma evolução muito positiva na parte final da temporada


INFANTIS

Esta formação que tinha como objectivo o Campeonato Distrital da categoria, sofreu na última jornada desta prova uma derrota fatal que lhe tirou o titulo distrital de Infantis. Sofrendo uma baixa importante logo no início desta prova, com um plantel muito curto para além de muito heterogéneo, Manuel Vitorino teve que “inventar” para levar a água ao moinho.
Pese o facto de ficar em 2.º lugar, foi apurada para o Nacional da categoria, e aí a exiguidade do plantel foi determinante para a modesta prestação que esta equipa teve na referida prova. Acima de tudo ficou na retina a entrega e a postura competitiva da maior parte dos seus elementos, tendo-lhes faltado alguma estrelinha para obter a vitória que tanto porfiaram e lhes fugiu por diversas vezes nos segundos finais dos encontros.


INICIADOS

Foi a equipa que claramente assumiu o Ceptro Distrital desde a primeira hora, com o técnico Nuno Lopes a ser o timoneiro deste conjunto. A prova veio mostrar que só o SCT e o HC Santarém seriam capazes de alcançar o título que caiu para a equipa Scalabitana fruto do diferencial de golos marcados e sofridos, uma vez que nos confrontos entre as duas formações o resultado tinha sido um empate.
Se o Distrital fugiu por escassos 4 golos, o Nacional veio confirmar a mais valia da formação leonina, que suplantou de forma inequívoca a formação de Santarém no Nacional da categoria, terminando a prova no 3.º lugar a dois pontos da passagem à segunda fase. Os resultados obtidos no Nacional vieram mostrar uma equipa lutadora e ciente do seu valor e que só por mera infelicidade não passou à fase seguinte desta prova.
O Torneio Regional de Encerramento tirou as dúvidas, vencendo esta prova só com vitórias nos jogos disputados.



JUVENIS

Com o apuramento garantido para o Nacional, a equipa orientada esta época por Fernando Vaz, começou a época de forma intermitente, com esta formação a perder na final four da Taça “Carlos Ramos”.
O Nacional trouxe uma equipa mais concentrada conseguindo um feito que até agora nenhuma equipa Ribatejana tinha alcançado, que foi a passagem à segunda fase, a do apuramento para a Final Four Nacional. Num grupo homógénio, e onde a equipa do Sporting CP era claramente de outro Campeonato, a equipa Tomarense conseguiu terminar na segunda posição do seu grupo e consequentemente passar à fase seguinte.Aí faltaram os argumentos para poder seguir mais à frente. De qualquer forma foi uma época a todos os níveis notável para esta equipa, que tinha como objectivo aproveitar ao máximo a presença no Nacional, dando assim aos seus atletas uma aprendizagem mais competitiva


JUNIORES

Coincidindo com um ano de transição fruto das alterações que foram implementadas pela FPP nos quadros competitivos das formações mais jovens, a nossa equipa Júnior sem objectivos que não fossem o de estar em competitividade, realizaram uma época mediana, no que a resultados diz respeito.
Tendo participado na Taça “Emídio Rodrigues”, onde participaram também as equipas das Associações de Leiria e Coimbra, a sua prestação foi modesta, com a obtenção do 6.º lugar. O Torneio Distrital trouxe uma equipa mais afoita vencendo a respectiva prova sem derrotas.
No Torneio Regional de Encerramento a equipa voltou novamente aos erros de inicio de época e terminou a sua prestação no 3.º lugar do seu grupo.
Sem objectivos claros dificilmente este escalão poderia ter melhor prestação. Valeu a boa vontade do seu técnico e dos seus atletas para levar esta equipa a bom porto.


Sem comentários: