sexta-feira, 11 de junho de 2010

O OKJUVTOMAR começa hoje com a entrevista a Ricardo Cardoso, técnico da equipa Júnior do Clube, um ciclo de entrevistas com os treinadores da Secção Juvenil do SC Tomar, procurando aqui, que eles deixem o seu testemunho sobre a época que agora termina.

RICARDO CARDOSO

Este jovem técnico leonino, licenciado em Educação Fisica faz parte do quadro técnico do Sporting há já alguns anos, sempre nos escalões mais velhos, acabou por ser chamado já com a época em curso, para liderar a equipa Junior do Clube fruto da saída de Jorge Godinho, uma vez que esta época tinha como função a preparação fisica da equipa Sénior. Não recusou o pedido feito pela Secção Juvenil para orientar o escalão mais velho que esta época voltou ao Nacional depois de 5 anos arredado desta montra. Com muitas condicionantes pelo caminho, conseguiu levar a àgua ao seu moinho, e está bem lançado para vencer o Torneio Regional de Encerramento que terminará lá mais para o fim do mês.

Fomos ouvi-lo e questioná-lo sobre vários aspectos do Clube e em particular do seu trabalho à frente da equipa Junior Leonina:

- RICARDO, COM O FINAL DE ÉPOCA, QUAL O BALANÇO QUE FAZES DO PERCURSO DA EQUIPA DE JUNIORES?
Foram criadas grandes expectativas relativamente aos juniores, no entanto, a verdade é que as condições de treino não foram as ideais, uma vez não ter sido possível um trabalho regular e continuado em termos do todo. Não foi fácil conciliar os jogadores que faziam parte do plantel sénior, refiro-me ao Ivo Silva e ao Tiago Barros, com os restantes atletas. Contudo, ganharam qualidade de treino, uma vez que integraram por várias vezes o trabalho dos seniores, que lhes permitiu evoluir como homens e para a modalidade. Hoje estão mais fortes e certamente irão no futuro dar alegrias a este clube, é minha convicção. Honestamente, reconhecia qualidade individual no grupo para termos ido mais longe no campeonato nacional, mas tinha consciência que em termos de grupo não éramos suficientemente fortes para almejar tal objectivo.

-CONSIDERADA UMA DAS MELHORES EQUIPAS DE JUNIORES DAS ULTIMAS ÉPOCAS NO SCT, ACHAS QUE ESTA ATINGIU OS OBJECTIVOS PROPOSTOS?
Se pensarmos que individualmente temos hoje atletas mais evoluídos, e que num futuro próximo podem alguns integrar a equipa sénior do clube, penso que os objectivos estão atingidos. Em termos de resultados, poderíamos ter feito melhor, no entanto, na fase crucial do mesmo, não tivemos todos os jogadores disponíveis.

-COMO FOI GERIR DENTRO DO GRUPO O IVO SILVA E O TIAGO BARROS, QUE SÓ TREINAVAM COM OS SENIORES E JOGAVAM NOS JUNIORES?
Não foi fácil, mas o importante era esses atletas conseguirem transmitir aos colegas conhecimentos que adquiriram nos seniores, o que nem sempre foi fácil, mas, agora que a época está a acabar, tenho consciência que esse objectivo foi conseguido. Tenho estado mais tempo com os juniores neste final de época e entendo que estamos mais fortes e que todos perceberam a mensagem. Também a equipa, finalmente, começa a revelar maior consistência e maturidade e encontra-se no bom caminho para ganhar o torneio de encerramento, objectivo definido por nós no balneário. Vamos ver…

-SABEMOS QUE FOI UM ANO MUITO ATRIBULADO PARA TI, NO QUE DIZ RESPEITO A HOQUEI. PREPARADOR FISICO DOS SÉNIORES, TREINADOR DA SELECÇÃO DISTRITAL DE INICIADOS, E TREINADOR DOS JUNIORES. COMO FOI GERIR ISTO TUDO?
Realmente é muita coisa numa só época, mas treinar os juniores foi uma situação de recurso face à saída do Jorge Godinho e o clube entendeu que nesse momento estava numa situação privilegiada para assegurar tal cargo. É de salientar que grande parte deste grupo tinha comigo sido campeão regional de juvenis e foi mais uma vez um privilégio trabalhar com eles.

-ÉS RESPONSAVEL PELA SELECÇÃO DISTRITAL RIBATEJANA À JÁ ALGUNS ANOS. É PARA CONTINUAR? E COMO VISTE A PRESTAÇÃO DA NOSSA SELECÇÃO NO INTER REGIÕES DA MEALHADA?
É um caso a pensar. A minha prioridade é obviamente a equipa sénior do S. C. Tomar que, na próxima época, estará na 1ª divisão. As responsabilidades aumentam!! Vou analisar ainda tal situação. No entanto, penso que já dei o meu contributo, se calhar está na hora de outro dar o seu. Quanto à participação da selecção no inter-regiões na Mealhada, penso ter sido muito positiva. A classificação foi honrosa e o grupo teve um comportamento exemplar. Melhor? Era difícil…É de salientar ainda que ganhámos também o torneio de Mira e tivemos uma boa prestação em Bragança, onde não pudemos contar com o guarda-redes titular.

- E MUDANDO UM POUCO O RUMO DA CONVERSA, COMO SENTISTE E VIVESTE ESTA SUBIDA DO SCT À 1.ª DIVISÃO?
Foi maravilhoso, trabalhámos todos muito para o alcançar desse objectivo, numa época em que nem tudo foi fácil. Estamos todos de parabéns!!! Foi uma grande festa!!! A cidade já merecia isto, tal como o clube, que há 8 anos se via arredado da divisão principal do hóquei em patins. Agora vamos para a luta…as dificuldades serão certamente muitas.

- COMO VÊS O TRABALHO QUE SE ESTA A FAZER NA SECÇÃO JUVENIL DO SCT?
Excelente. Os resultados têm crescido a olhos vistos e neste momento somos uma referência nacional. No entanto, tal só é possível com o trabalho de muitos que se envolvem nesta causa de alma e coração. Para todos eles e sem excepção, muitos parabéns e obrigado.

- PARA TERMINAR, AGRADECER A DISPONIBILIDADE PARA O OKJUVTOMAR, E DESEJAR-TE AS MAIORES FELICIDADES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA.
Obrigado eu pela oportunidade e felicidades para o teu trabalho, pois acima de tudo tens divulgado e defendido a nossa modalidade.

Sem comentários: