INICIADOS
FINAL FOUR - MIRA
A equipa do SC Tomar sagrou-se Campeã Regional da categoria ao vencer na final o HC Turquel por 4-3, num jogo electrizante onde o resultado final foi sempre uma incógnita até ao apito final do jogo.
Mas vamos por partes.
Para a Final Four para o apuramento de campeão que se realizou no Pavilhão Municipal de Mira, o SC Tomar teve como adversário logo pela manhã o segundo classificado do Grupo B deste Campeonato Regional, o ACR Santa Cita.
SC TOMAR- 9 / SANTA CITA -4
Embora consciente do seu valor e que era favorita, a formação leonina entrou nervosa, sem ideias, e a conceder muitos espaços à equipa orientada por Paulo Lopes.
Mesmo assim seria a equipa do Sporting a inaugurar o marcador havia pouco mais de 4 minutos de jogo. Mas a resposta da formação do Santa Cita não se fez esperar e quase de seguida num contra ataque rápido e na primeira oportunidade que dispôs empataria a partida.
Com o Sporting a carregar na defesa adversária começou então o festival de bolas no ferro para desespero dos jogadores. Mais um golo, mas o santa Cita não desarma e marca, com o intervalo a chegar com o marcador a registar um empate a 2 bolas.
Inicio do segundo tempo e mais um golo do Sporting. Mas mais do mesmo, a cada golo leonino respondia o Santa Cita com dose igual.
Com o tempo a fugir e o marcador a não se alterar, a equipa de Nuno Lopes procurou de todas as maneiras e feitios a baliza do Santa Cita e nem de livre directo acertava. Com as bolas por isto e por aquilo a não acertar nas redes adversárias, o Sporting chegaria ao final do tempo regulamentar com um empate a 3 bolas e com o coração nas mãos, pois qualquer deslize poderia ser fatal para as cores de Tomar.
Com mais 10 minutos de prolongamento para jogar, logo ao inicio deste período o Sporting adiantava-se no marcador pela quarta vez, mas mais uma desatenção da defesa leonina permitiu o empate ao Santa Cita. A surpresa poderia vir a qualquer momento. Mas como diz o ditado “quem muito porfia sempre alcança”, seria a partir deste período que o Sporting embalaria para uma vitória tranquila e mais que justa num jogo intenso e onde a forma guerreira e arguta que a equipa do Santa Cita pôs em campo dificultou até ao limite a vitória da formação leonina.
SC TOMAR – 4 / HC TURQUEL- 3
A final reservou para o Sporting a forte equipa de Turquel, também ela a candidata para vencer este campeonato, e não defraudou as expectativas aos presentes no Municipal de Mira com o jogo a ser digno de uma final com as duas equipas a procurarem o ambicionado titulo.
Com a s duas equipas a respeitarem-se mutuamente, seria a equipa Tomarense a tomar a iniciativa de jogo perante uma equipa Turquelense sempre na espreita de uma falha dos leões para chegar à baliza de David. Mas neste jogo do gato e do rato, seria o Sporting a inaugurar o marcador através de Edgar que num remate de ângulo difícil conseguiu ludibriar a guardiã do Turquel.
O Turquel conseguiu equilibrar a partida e numa jogada algo confusa dentro da área leonina conseguiria empatar a partida. O Sporting não sentiu o toque continuando na mesma toada de jogo e a tentar chegar ao último reduto do Turquel. David num remate frontal de meia distância conseguiu, mais uma vez, acertar no ferro da baliza adversária. Mas seria o Sporting a chegar ao golo numa jogada individual de Pedro ao conseguir ludibriar a defesa do Turquel pondo a bola no fundo das redes de Alice Vicente num remate rasteiro e indefensável.
O intervalo chegaria pouco depois com o marcador a registar 2-1 para o SC Tomar.
O segundo tempo foi a continuidade do que se tinha assistido no primeiro período, mas seria o Turquel a empatar a partida logo nos minutos inicias do jogo.
O SC Tomar ciente do seu valor não deu tréguas, e passado poucos minutos distanciava-se novamente no marcador através de Pedro que num remate descaído do lado esquerdo à entrada da área punha a redondinha a baloiçar a rede. Ainda se festejava o golo e David a passe de Pedro aumentava o marcador para 4-2.
Com cinco minutos para jogar, pensou-se que o jogo estaria resolvido, mas numa jogada dividida dentro da área leonina, com Pedro e Anderson do Turquel como protagonistas, o árbitro assinalava penalidade contra o SC Tomar. O jogador do Turquel não falharia pondo o resultado ao rubro, ainda com pouco mais de 4 minutos para disputar.
Foram então minutos de ansiedade e muita luta, leal diga-se, dentro do rectângulo de jogo, com o HC Turquel à procura do golo do empate, e o SC Tomar a defender com unhas e dentes, procurando em contra ataques aumentar a vantagem.
Até ao final do jogo não se alteraria o marcador com o Sporting a vencer e a erguer o Troféu mais ambicionado.
Com o apito final a soar no Pavilhão assistiu-se à explosão de alegria dos jogadores leoninos com os atletas do banco a saltarem para o meio rectângulo de jogo a festejar com os seus companheiros esta vitória preciosa e justa daqueles que dentro do ringue deram tudo para levar para Tomar o ambicionado titulo.
Foi acima de tudo uma boa propaganda do hóquei, e onde as equipas intervenientes deram a quem teve oportunidade de assistir belos momentos de hóquei.
RESULTADOS
1.ª JORNADA
SC TOMAR – 9 / SANTA CITA – 4
HC TURQUEL – 5 / ÁGUIAS MEMÓRIA – 2
APURAMENTO 3.º/4.º CLASSIFICADOS
ÁGUIAS MEMÓRIA – 11 / SANTA CITA – 7
APURAMENTO 1.º /2.º CLASSIFICADOS
SCTOMAR – 4 / HC TURQUEL - 3